Palavra de especialista

Agosto Dourado: amamentação é fundamental para o desenvolvimento facial do bebê

A amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos.

Por Redação
Comentários (0)

05/08/2020 17h53 - Atualizado há 3 anos
Amamentação evita muitas doenças

O Agosto Dourado tem como objetivo mostrar a importância da amamentação para a mãe e para o bebê. Pelo leite materno, a criança recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarréia e infecções, principalmente as respiratórias, além de todos os nutrientes essenciais e personalizados para o desenvolvimento do bebê. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas corretamente, mesmo depois que elas param de mamar.

De acordo com o Ministério da Saúde Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos, em todo o mundo.

Segundo o Otorrinolaringologista, Daniel Nunes, a amamentação também contribui diretamente para o desenvolvimento da fala do bebê.

"A sucção é o movimento que prepara o nosso bebê para os próximas fases que virão. Ela prepara a musculatura e toda a questão óssea, fazendo com que ele tenha dentes mais fortes para uma boa mastigação e o desenvolvimento correto da fala. Por isso é de suma importância que os pais façam o possível para que o bebê seja amamentado pelo menos até os seis meses de vida", conclui.

Dificuldades em amamentar

Alguns dos problemas que as mulheres enfrentam na amamentação, sobretudo no início, são rachaduras no bico do peito e mastite. Neste momento, a mamadeira costuma ser procurada. Mas atualmente, os bancos de leite auxiliam as mães sobre a pega do bebê, como ordenhar as mamas e alertam sobre usar a mamadeira no início.

"É importante destacar que o uso da mamadeira não estimula o suficiente toda a musculatura e isso pode acabar comprometendo o desenvolvimento correto facial da criança, com consequências diretas para prejuízo na fala, mastigação, respiração. Por isso, enfatizamos tanto a importância da amamentação natural pelo máximo de tempo possível", disse Daniel Nunes.

Alimentação

Uma boa alimentação da mãe é muito importante durante este período, afinal, o leite materno é o alimento mais completo e indicado para o crescimento e desenvolvimento do bebê.  Esse é o período em que a mãe, além de cuidar de seu filho, deve também dar toda a atenção para a sua saúde e seus cuidados.

"É através de detalhes como a alimentação, que o leite produzido será positivo para a criança absorver os nutrientes, e para que a mãe consiga manter uma produção de leite adequada para que o bebê possa usufruir até os dois anos de vida", conclui Daniel Nunes.

Agosto Dourado

Há cerca de vinte anos, entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

(Singular Comunicação)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.