Reclamação

Moradores reclamam de falta de água em vários bairros de Araguaína e cobram solução urgente

Segundo os moradores, a BRK Ambiental não emitiu um comunicado oficial informando o que realmente aconteceu.

Por Conteúdo AF Notícias 769
Comentários (0)

05/07/2024 09h17 - Atualizado há 3 dias
Há 4 dias moradores estão sem fornecimento de água

Notícias de Araguaína - Moradores de vários bairros em Araguaína estão sem fornecimento de água desde terça-feira (02/07). Segundo informações dos moradores, a empresa responsável pelo abastecimento, a BRK Ambiental, alega que está sendo realizada uma manutenção e, por isso, o fornecimento de água foi suspenso.

Entre os bairros afetados, estão a Vila Norte, setor Maracanã, Araguaína Sul, setor Sul e Campus Universitário. Um caminhão pipa da Prefeitura de Araguaína e servidores da BRK levaram água na noite desta quinta-feira (04/7) aos bairros.

“Não sabemos a real causa disso. Estamos há quatro dias sem água e sem sair uma gota na torneira. Eles falam que é manutenção e toda vez que ligamos no 0800 dão um horário diferente que a água vai retornar e nada”, disse um morador do setor Maracanã.

Outra moradora do setor Maracanã, Francineide, disse que um caminhão-pipa passou na porta das casas entregando água. “Aqui só tinha água na geladeira e estávamos regrando. Com o caminhão pipa, consegui encher uma caixa d’agua. Em alguns bairros vem pouca água e depois acaba. Quando o caminhão pipa estava descarregando, havia um carro da BRK e perguntamos o que tinha acontecido. O servidor disse que o poço artesiano que abastecia alguns setores não está funcionando mais, e condenaram o poço, e por isso, estão abrindo outro. Ele disse que provavelmente ficaremos sem água por uns 15 dias”.

Os moradores afirmaram que em nenhum momento foram comunicados oficialmente sobre a falta de água ou algum trabalho que a BRK estaria fazendo. “Fico chateada porque não colocam comunicado, não avisam os moradores. Tratam a situação como normal, sendo que é um descaso, pois dependemos da água para beber e tantos afazeres, e pagamos por ela”, desabafou a moradora.

Nelma Coelho, que mora no Campus Universitário que faz parte do Araguaína Sul II falou que a falta de água está insuportável. "Toda semana ocorre a suspensão de água e a BRK Ambiental alega reparos emergenciais. De ontem pra hoje, passamos quase 20h sem água. Um detalhe, a Central de Atendimento da concessionária não sabe desses reparos que também não constam no sistema geral da empresa. Por isso, nos ajude! Está difícil essa situação, ninguém sabe a causa da falta de água ao certo".

O que diz a BRK?

A BRK informa a população de Araguaína que está mobilizada durante esse mês de julho em uma manutenção emergencial para garantir a normalização do abastecimento de água no município. A intervenção é necessária devido ao soterramento do poço que abastece alguns bairros da cidade.

Até que seja concluída a perfuração de um novo poço de captação, algumas regiões podem ter oscilações no fornecimento de água. Os bairros impactados pela ocorrência são: Maracanã, Universitário, Setor Sul, Presidente Lula, Costa Esmeralda, Costa Esmeralda Norte, Vila Norte, Vila Couto, Jardim das Mangueiras, Bela Vista, Belchior, Boa Vista, Parque Bom Viver, Barros, Loteamento Araguaína Sul.

O que tem sido feito?

A BRK deu início imediato à perfuração de um novo poço para normalizar o abastecimento. Esse serviço tem previsão de ser concluído em até 45 dias, podendo ser antecipado ou prorrogado a depender das condições climáticas e interferências no solo. Durante esse período, a concessionária está empreendendo ações emergenciais para suprir a falta da unidade de captação. Dentre as medidas já adotadas, a BRK aumentou as horas de operação de outros poços existentes, realizando manobras nas unidades de tratamento circunvizinhas. A empresa também conta com o apoio de caminhão pipa para atender unidades de saúde, escolas e situações emergenciais específicas.

A BRK orienta ainda que clientes que possuem caixa d’água em seus imóveis devem economizar para que os níveis dos reservatórios continuem suprindo a necessidade durante o período de obra e recuperação do sistema de abastecimento no município. Para informações, a concessionária disponibiliza atendimento pelo 0800 6440 195, disponível 24h, e pelo Whatsapp (11) 99988-0001, que funciona por mensagem em horário comercial.

Caminhão pipa no setor Maracanã

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.