Reconhecimento

Associação Amigos do Museu de Araguaína é certificada como Ponto de Memória pelo Ibram

Certificado comprova que a entidade desenvolve projetos e ações de museologia social.

Por Redação
Comentários (0)

20/07/2023 15h00 - Atualizado há 10 meses
Associação Amigos do Museu de Araguaína (AAMAR)

O Instituto Brasileiro de Museus reconheceu a entidade cultural Associação Amigos do Museu de Araguaína (AAMAR) como 'Ponto de Memória', a partir dos critérios estabelecidos pela portaria do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) nº 579, de 29 de julho de 2021.

O certificado comprova que a entidade cultural apoia ou desenvolve programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira.

Para a Associação Amigos do Museu de Araguaína, essa é uma conquista significativa que mostra o seu valor no trabalho realizado em prol da preservação da memória e história da cidade.

A dedicação da AAMAR na luta pela implantação de um Museu para Araguaína merece todo o reconhecimento, e esse título é uma prova do impacto positivo que está levando para a comunidade e para a cultura local. Que esse reconhecimento inspira ainda mais a AAMAR a continuar com suas atividades tão importantes para a preservação do patrimônio cultural”.

Responsável pela Política Nacional de Museus, o Ibram atua, de forma mais ampliada, para assegurar o direito à memória no Brasil. Uma das principais políticas públicas que o órgão desenvolve com esta finalidade é o programa Pontos de Memória, que reconhece e apoia iniciativas de memória social desenvolvidas por povos, comunidades, grupos e movimentos sociais em todas as regiões do país.

A certificação habilita entidades e coletivos culturais para participação nas políticas públicas destinadas ao programa Pontos de Memória.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.