Cultura

Associação do Museu de Araguaína fará exposição para destacar luta das mulheres na região norte

A exposição pretende oferecer uma visão abrangente e inspiradora da vida e do papel das mulheres.

Por Redação
Comentários (0)

27/04/2024 10h32 - Atualizado há 1 mês
A exposição promete ser um evento marcante

Notícias do Tocantins – A Associação Amigos do Museu de Araguaína foi contemplada com o fomento no valor de R$ 200 mil da Lei Rouanet Norte (Lei Federal de Incentivo à Cultura). Esse financiamento será destinado à realização da exposição "As Mulheres do Norte do Tocantins: Cores, Sabores e Lugares", uma iniciativa que visa destacar a jornada de luta das mulheres que contribuem para a riqueza cultural da região. O evento contará com obras do renomado artista plástico Iguatemy Lopes.

A exposição pretende oferecer uma visão abrangente e inspiradora da vida e do papel das mulheres no Norte do Tocantins. Por meio de 40 telas, Iguatemy Lopes retratará a diversidade e a força das mulheres locais, destacando suas histórias, suas tradições e sua contribuição para a construção da cultura regional.

Além de promover a arte e a cultura na região, a iniciativa também busca estimular reflexões sobre questões de gênero e igualdade, destacando o importante papel das mulheres na sociedade.

A exposição "As Mulheres do Norte do Tocantins: Cores, Sabores e Lugares" promete ser um evento marcante, que celebrará a diversidade e a resiliência das mulheres locais, enquanto honra sua contribuição para a construção da identidade cultural do Norte do Tocantins.

O projeto tem a curadoria do Professor Régis Carvalho, presidente da Associação Amigos do Museu de Araguaína – AAMAR que falou sobre sua inspiração por trás da concepção da exposição. “A inspiração para esta exposição surgiu da minha profunda admiração pelas mulheres do Norte do Tocantins e pelo papel vital que desempenham em nossa cultura e sociedade. Queríamos celebrar sua força, sua resiliência e sua contribuição para a construção da identidade regional”.

O professor ainda disse que o principal objetivo é destacar as histórias e as experiências das mulheres locais, inspirando reflexões sobre sua importância e desafios enfrentados.

O artista plástico Iguatemy Lopes afirmou que ao criar as telas para a exposição, buscou capturar a essência e a diversidade das mulheres do Norte do Tocantins, destacando sua beleza, sua determinação e sua conexão com a terra e a cultura local. Cada obra é uma homenagem à força e sua jornada de luta.

“Minha esperança é que minhas obras possam inspirar um maior reconhecimento e apreciação pelas mulheres do Norte do Tocantins, bem como estimular reflexões sobre questões de gênero e igualdade. Quero que as pessoas se sintam tocadas e inspiradas pela beleza e pela profundidade das histórias retratadas em cada tela”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.