Competição

Campeões do Bombeiro de Aço 2023 conquistam vagas para a etapa nacional em Gramado

Disputas ocorreram em Palmas, com participantes de oito estados e DF.

Por Redação
Comentários (0)

28/08/2023 08h25 - Atualizado há 7 meses
Bombeiro militar realiza prova durante competição Bombeiro de Aço, em Palmas

Cerca de 70 bombeiros militares do Tocantins e de outros sete estados e do Distrito Federal, além de policiais militares tocantinenses, competiram na 11ª edição do Bombeiro de Aço, uma das mais tradicionais provas entre os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. O circuito foi montado na Orla da Praia da Graciosa, em Palmas, em frente à sede da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), responsável pela organização, com apoio do Comando-Geral do CBMTO.

Os campeões de cada categoria e faixas etárias conquistaram, além de troféus e valores em dinheiro, vagas para a etapa nacional, que será em Gramado (RS), nos dias 04, 05 e 06 de outubro, durante o Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM).

A prova é cronometrada e começa com uma subida a uma plataforma de 10 metros de altura, carregando uma mangueira. Os participantes usam roupas de aproximação de combate a incêndio, com capacete, gandola, calça, coturno, luvas e cilindro de oxigênio. Ao todo são sete atividades, todas simulando ações reais do dia a dia do militar. Vence quem fizer no menor tempo.

A etapa de Palmas ocorreu durante todo o sábado (26/8), com presença de público e foi bem avaliada pelo coronel Carlos Eduardo Farias, comandante-geral do CBMTO, que destacou a realização como sendo mais um evento tradicional da corporação no âmbito estadual, a exemplo da Corrida do Fogo. "Foi muito interessante essa confraternização e o fortalecimento da atividade e das instituições. Aqui a população vê um pouco do que é a vida de bombeiro militar, e isso é importante para gente. O nível da competição está muito alto e isso é evolução”, disse.

A organização da 11ª edição do Bombeiro de Aço teve como um dos responsáveis o major Silvano Lopes, comandante da CIBS, que classificou a competição como já sendo de âmbito nacional, por sua interação com outros CBMs do país. "Nossa prova é estadual, mas já é vista em âmbito nacional como muito forte, pois na prática ela já é nacional, com atletas de vários estados, inclusive com participações em mundiais. Essa é uma prova de interação entre os Corpos de Bombeiros Militares”.

Tendo em vista o bom resultado na classificação geral, o major adiantou que esta semana mesmo os bombeiros-atletas retornarão para suas Unidades Operacionais com a etapa nacional na cabeça. “Já vamos começar os treinos para o nacional. A gente tem uma turma muito boa”, avaliou. 

O soldado Rafael Umbuzeiro foi um dos destaques do evento, vencendo novamente a categoria até 30 anos. Bi-campeão 2023, ele baixou o tempo em um segundo, comparado com o ano passado. Tanta força física e disposição vem dos preparativos e do improviso. “Apesar de não termos uma estrutura adequada para treino, a gente sempre simulou usando uma escada, ou puxando pneus. Aos poucos a gente vai melhorando”, disse Umbuzeiro. Em 2023, o tempo na prova foi de 1,19min. “Na prova, isso conta muito, e agora é treinar bastante para o nacional, tentando melhorar cada vez mais”, completou.

No feminino, o circuito foi liderado pelas bombeiras militares da corporação do Mato Grosso do Sul. Na classificação geral, o terceiro lugar ficou com a subtenente Carla Cristina Alves dos Santos, a soldado Mariana em primeiro e a sargento Simone, em segundo. "A gente está muito feliz pelo nosso desempenho, pois não faz muitos anos que a gente participa do Bombeiro de Aço, mas tivemos sucesso e agradeço muito por isso ao nosso comandante-geral e a Deus”, disse a subtenente.

Homenagem

A prova deste ano homenageou o soldado Felipe Gomes, que morreu, recentemente, em acidente de trânsito em Dianópolis. Ele participou da competição em 2022. O momento, na cerimônia, foi tomado de emoção, contando com a mãe e as irmãs do militar presentes. “Quanto orgulho tenho de cada um de vocês. Fica o meu abraço de gratidão. Vocês serão minha família e mesmo com o coração partido, como estou, Deus me deu força para vir aqui hoje. Oro por todos vocês, para Deus protegê-los", dona Elieuza.

Apoio

Durante toda a competição, a organização e os atletas tiveram o apoio de estudantes e professores do Curso de Educação Física das faculdades Fapal, Ulbra e IFTO. A turma auxiliou como fiscais de pista e, com isso, ganharam horas complementares para suas atividades.

Geral Masculino: 1º - Marcos Antônio Marques Silva (01:09:43); 2º - Jeferson Gomes de Oliveira - ambos do CBMMS - (01:10:60); 3º - Bernardo Queiroz Viegas - CBMDF - ( 01:14.34).

Geral Masculino até 30 anos: Rafael Umbuzeiro - CBMTO - (01:19.70).

Geral 31 a 40 anos: João de Deus Ferreira da Silva - CBMTO - (01:25.40).

Geral Masculino 41 a 50 anos: Guilherme Machado Tavares - CBMRJ - (01:17.58).

Geral Masculiono acima de 51: Fernando Pereira dos Santos - CBMMS - (01:59.03). 

Geral Feminino: Mariana Oliveira Veiga - CBMMS - (01:53.39, 1); Simone Santos de Oliveira - CBMMS - (02:11.72) e Carla Cristina Alves dos Santos - CBMMS - (02:42.23).

Estadual Masculino Geral - CBMTO: Rafael Umuzeiro (01:19.70); 2º - João de Deus Ferreira da Silva (01:25.40) e 3º  - Silvano Florentino  Lopes (01:35.44).

Estadual Masculino até 30 Anos: Matheus Rodrigues Santos (01:42.65).

Estadual Masculino de 31 a 40 anos: Vander Praxedes (01:38.03);

Estadual Masculino de 41 a 50 Anos: Luciano Nakano Junqueira (02:19.03).

Estadual por Equipes: 1º - 2º BBM (01:07.71); 2º - 3º BBM (01:09.32) e 3º - CIBS (01:13.69).

Bombeiro militar realiza prova durante competição Bombeiro de Aço, em Palmas
No topo da plataforma, bombeiro militar iça peso durante competição Bombeiro de Aço, em Palmas
Bombeiro de Aço 2023 premiou os melhores no circuito em Palmas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.