Roda de conversa

Conselho de empresárias apresenta projeto para criar rede de apoio às mulheres em Araguaína

Documento foi entregue à vereadora Zezé Cardoso, para que o projeto vire lei municipal.

Por Redação
Comentários (0)

21/09/2023 08h42 - Atualizado há 9 meses
Roda de conversa voltada às mulheres empreendedoras na Aciara.

A roda de conversa realizada pelo Conselho da Mulher Empreendedora e de Cultura (CMEC) de Araguaína, reuniu lideranças femininas nesta terça-feira (19/09), no auditório da ACIARA. No evento foi apresentado o Projeto Florescer da Autoestima da Mulher, que tem o objetivo de elevar o amor-próprio e o desenvolvimento físico, emocional, profissional e social das mulheres, promovendo seu bem-estar e autocuidado.

O Cmec propõe que a Câmara Municipal aprove o projeto de lei e garanta uma rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade. "A nossa expectativa é que o poder público possa, junto com o Cmec, criar um programa que beneficie a mulher em relação à saúde, capacitação e autoestima. Por meio desse projeto, Araguaína fará parte de uma rede de apoio nacional", ressaltou a presidente do Cmec Tocantins, Antônia Lopes.

A vereadora Zezé Cardoso, que assumiu em 2022 a Secretaria de Governo Municipal, participou do evento e recebeu o Projeto Florescer das mãos da presidente do Cmec Araguaína, Tatiana Castro. A vereadora disse que vai trabalhar para aprovação do projeto. "Este projeto, eu vou protocolar na Câmara de Araguaína. Ele vai passar pelas comissões para dar o parecer favorável, e no trâmite de 15 dias, mais ou menos, vai para votação. Eu tenho certeza que será aprovado porque esse projeto vem neste momento resgatar a autoestima das mulheres", explicou a vereadora.  

No encontro, as empreendedoras conheceram a história de superação da empresária Aylle Cristyna Vaz, da empresa Pães Aliança. Também houve a palestra da consultora do Sebrae, Adriana Lima e da Gestora Estadual do Programa Sebrae Plural, Luciana Retes.

"O recado do Sebrae para as mulheres empreendedoras do Cmec é que elas confiem cada vez mais no grande potencial que elas têm. Que elas lutem para se capacitar cada vez mais porque conhecimento é poder e que elas se unam. A força do associativismo deixa essas mulheres muito mais fortes", destacou Luciana Retes.

A consultora do projeto Força Mulher, do Sebrae, Adriana Lima, falou sobre a importância de incentivar o empreendedorismo entre as mulheres que enfrentam dificuldade financeira. "Retirar essas mulheres da condição do estado de vulnerabilidade, por meio de capacitação e acompanhamento, para que elas possam tocar o seu negócio, se formalizar e ser uma empreendedora", pontuou.

As conselheiras do CMEC e as empreendedoras convidadas receberam uma muda com mensagens positivas para elevar a autoestima feminina. "Nós estamos aqui como mulher Cmec para acolhê-las e ajudar no que elas precisarem. Esse é o papel do Cmec, promover um espaço de conhecimento, capacitação e associativismo, porque é nessa união que nos fortalecemos e potencializamos os nossos negócios", disse a presidente do CMEC-Araguaína, Tatiana Castro.

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.