Educação Católica

Diocese de Araguaína promoverá missa para celebrar o Dia Internacional da Educação Católica

As celebrações tem como tema, a Educação católica: fermento de fraternidade para uma nova sociedade.

Por Redação
Comentários (0)

08/05/2024 10h02 - Atualizado há 1 mês
Dia Internacional da Educação Católica é celebrado em 09 de Maio

Notícias do Tocantins - A Pastoral da Educação da Diocese de Araguaína convida educadores católicos, lideranças religiosas e público em geral, para participar da santa missa que será presidida por Dom Giovane Pereira de Melo, bispo da Diocese de Araguaína, em celebração ao Dia Internacional da Educação Católica.

O Dia Internacional da Educação Católica, em 09 de Maio, foi instituído pela Organização Internacional de Educação Católica (OIEC) em 2002. Sendo, uma oportunidade para valorizar e reconhecer a contribuição única das instituições educacionais católicas globalmente.

Este ano, sob o tema "Educação católica: fermento de fraternidade para uma nova sociedade", a Igreja enfatiza o papel transformador da educação católica na promoção de valores de amizade social e paz. A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) lidera as celebrações, destacando o compromisso dessas instituições com a excelência educacional e o desenvolvimento social.

A educação católica no Brasil tem se destacado por sua qualidade superior, como evidenciado pelo desempenho acadêmico dos seus estudantes. Dados recentes do INEP, órgão do Ministério da Educação responsável pelas estatísticas educacionais, revelam que oito entre as dez melhores universidades sem fins lucrativos do país são católicas. Também é notável o desenvolvimento da pesquisa científica, com programas de mestrado e doutorado de alto nível com resultados comparáveis às melhores universidades estrangeiras.

Estudantes de escolas católicas apresentam, em média, notas 20% superiores aos demais no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sublinhando a contribuição das instituições na construção dos sonhos de milhares de crianças e jovens.

Além da excelência acadêmica, as escolas e universidades católicas são comprometidas com a formação ética, espiritual e cívica. A cada 1 real investido em imunidade tributária, aproximadamente 24 reais são retornados à sociedade por meio de gratuidades educacionais e outros benefícios voltados a estudantes em vulnerabilidade social, evidenciando um compromisso irrenunciável com a justiça social e a igualdade de oportunidades.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.