Alimentação saudável

Fazer dieta e comer sem culpa: cuidado para não desencadear transtornos alimentares

Priscilla Cunha aborda neste artigo sobre o autocuidado.

Por Priscilla Cunha
Comentários (0)

02/04/2022 10h49 - Atualizado há 2 anos
Priscilla Cunha fala como fazer dieta e comer bem.

No momento em que iniciamos uma dieta, geralmente ficamos fisiologicamente e emocionalmente mais propensas a querer coisas “proibidas” e sentir “falta de controle” com as quantidades. Esses mecanismos de compensação são naturais, o seu corpo quer te manter viva! E ao invés de favorecer o seu emagrecimento, você fica presa num ciclo de restrição, excesso e culpa.  

Controlar a ingestão alimentar por meio de dietas restritivas e tornar crônico esse comportamento devido à pressão sociocultural que impõe padrões corporais cada vez mais magros, são atitudes possivelmente desencadeadoras de transtornos alimentares.

Contudo, no momento em que você muda a perspectiva para bem-estar, buscando se sentir melhor física, mental e emocionalmente, você vai na raiz do problema, que é a sua relação com a comida.

Quando você parte para o ponto de autocuidado, você é capaz de ouvir e respeitar o seu corpo, você é capaz de escolher alimentos mais nutritivos sem esforços, você elimina os impulsos pelas coisas “proibidas” e, como consequência, os excessos.

Nosso corpo é sábio, precisamos aprender a aplicar os conhecimentos sobre alimentação, problemas com dietas, equilíbrio energético e atividade física para desenvolver o comer consciente, sentir, sorrir e saborear os alimentos sem culpa.

Como já disse o apóstolo Paulo na sua carta aos Coríntios: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12

_______________________

Por Priscilla Cunha - Educadora e Mentora, no meu Instagram (@priscillaevan) eu te ajudo a ter uma alimentação saudável mais prática, simples e consciente. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.