Novo sucesso pode permitir que os humanos explorem mais áreas do espaço profundo.
Não é nenhum sinal alienígena de que todos vão morrer ou de que eles estão vindo em paz, mas a NASA anunciou que uma mensagem vinda de 16 milhões de km de distância chegou à Terra.
Ela foi enviada por um feixe de laser, de um experimento da própria NASA. Os especialistas estão tentando encontrar as melhores formas de se comunicar com a tecnologia no espaço.
A descoberta foi possível graças à ferramenta Deep Space Optical Communications, viajando a bordo da espaçonave Psyche da NASA, que transmitiu a mensagem de um ponto mais distante do que a Lua flutua atualmente.
A mensagem agora é considerada a comunicação óptica mais distante já enviada na história e foi até codificada para garantir que o experimento funcionasse corretamente. O que a mensagem continha, no entanto, não é conhecido.
"O transceptor laser de voo - um instrumento de ponta a bordo do Psyche capaz de enviar e receber sinais infravermelhos próximos - travou um poderoso farol laser uplink transmitido do Laboratório de Telescópio de Comunicações Ópticas nas instalações da Table Mountain do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, perto de Wrightwood, Califórnia”, explicou um porta-voz da NASA ao Daily Star.
Trudy Kortes, diretora de demonstrações de tecnologia na sede da NASA, está esperançosa. “Alcançar a primeira luz é um dos muitos marcos críticos do DSOC, abrindo caminho para comunicações com taxas de dados mais altas, capazes de enviar informações científicas, imagens de alta definição e streaming de vídeo em apoio ao próximo salto gigante da humanidade: enviar humanos a Marte”, disse.
Anos atrás, a NASA utilizou ondas de rádio para se comunicar com o espaço, mas os raios laser são capazes de transportar mais dados e transferi-los a um ritmo mais rápido.
O sucesso do experimento foi apelidado de uma "bênção" para a ciência e pode mudar agora e "permitir a exploração humana do espaço profundo", explicou Jason Mitchell, diretor da Divisão de Comunicações Avançadas e Tecnologias de Navegação do programa de Comunicações Espaciais e Navegação da NASA.
Alguns meios de comunicação da imprensa americana informaram que a mensagem veio de 100 milhões de km de distância, mas a NASA confirmou que está a 10 milhões, ou 16 milhões de km exatamente.