Dignidade menstrual

Mulheres de Araguaína começam a receber 15 mil kits de absorventes que duram até três anos

Materiais são de tecido e por isso não causam alergia.

Por Redação
Comentários (0)

11/03/2024 08h30 - Atualizado há 1 mês
Beatriz Alves foi uma das primeiras moradoras beneficiadas. Aos 31 anos, ela é mãe de duas filhas

Notícias do Tocantins - Para oferecer mais dignidade às mulheres em vulnerabilidade social, Araguaína está entre as cinco cidades do Tocantins contempladas com o projeto Mulher Mais Renda: Absorventes Reutilizáveis, que distribui gratuitamente os itens de higiene feminina.

Em comemoração ao Dia da Mulher (08/03), o projeto foi lançado durante um evento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I), localizado no Setor Céu Azul. Nesta primeira etapa, será feita a entrega de 15 mil kits que contêm, cada um, quatro absorventes reaproveitáveis.

Beatriz Alves foi uma das primeiras moradoras beneficiadas. Aos 31 anos, ela é mãe de duas filhas e disse que o projeto tem um impacto significativo no orçamento da família. "Essa ação deu visibilidade para nós, mulheres. Agora vai sobrar um pouco mais de dinheiro, porque também tenho uma filha que menstrua”, disse a dona de casa.

Os itens são direcionados para as mulheres atendidas pelos CRAS, acompanhadas por outros órgãos que fazem parte do Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), além das adolescentes que participam dos grupos terapêuticos e atividades do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e ainda as reeducandas do presídio feminino de Babaçulândia.

Em comemoração ao Dia da Mulher, no último dia 8, o projeto foi iniciado durante um evento no CRAS I, no Setor Céu Azul

O projeto Mulher Mais Renda é uma iniciativa da BRK, Rede Asta e conta com a parceria da Prefeitura de Araguaína, que por meio da Secretaria de Assistência Social é o responsável por classificar e mobilizar as mulheres atendidas.

“O trabalho conjunto com essas instituições é fundamental, cada uma desempenha seu papel para um bem coletivo. Nós fizemos toda a triagem e articulação para poder beneficiar as usuárias que mais precisam. A partir de hoje, os absorventes não serão mais um item para elas se preocuparem durante o orçamento familiar, além de se sentirem mais seguras ao usarem um item de qualidade e sustentável”, afirma a diretora de Políticas Públicas de Empregabilidade, Juliane Carneiro.

Os kits entregues contêm quatro absorventes reutilizáveis cada um. Os itens são feitos de tecido e por isso não causam alergia, pois não contém produtos químicos e plásticos, e a durabilidade é de 2 a 3 anos

Mulheres com mais renda

No Tocantins, a BRK envolveu 135 mulheres na produção dos absorventes sustentáveis nas cidades de Araguaína, Palmas, Gurupi, Miracema e Porto Nacional.

“O objetivo é fomentar o desenvolvimento profissional, renda e emprego para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A BRK entende que levar saneamento além do básico é estar presente na vida da comunidade com ações que gerem impactos positivos na vida da população”, complementou Rafael Campelo, coordenador de operações da BRK em Araguaína.

Como funcionam os absorventes reutilizáveis?

Os materiais são de tecido e por isso não causam alergia, pois não contém produtos químicos e plásticos, e a durabilidade é de 2 a 3 anos. Os itens possuem quatro camadas, dessas, três são internas e tecnológicas.

A primeira camada do absorvente é feita com malha de algodão, que fica em contato com a pele e absorve o fluxo. A segunda possui uma manta de poliéster absorvente com tecido antimicrobiano que controla a proliferação de fungos e bactérias e evita odores. A terceira camada é impermeável e contém uma resina para que o fluxo não vaze. Por fim, a quarta camada é um tecido externo 100% de algodão. 
O Projeto Mulher Mais Renda é uma iniciativa da BRK, Rede Asta e conta com a parceria da Prefeitura de Araguaína

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.