Educação

Alunas de Araguaína apresentam pesquisas na maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Evento reúne jovens pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Por Redação
Comentários (0)

16/10/2023 10h33 - Atualizado há 6 meses
A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube

Dois trabalhos de estudantes do Tocantins serão apresentados na  38ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, feira que acontece em Novo Hamburgo (RS), de 24 a 26 de outubro de 2023.

O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

A feira vai contar com representantes de 15 países e de 22 Estados da federação, além do Distrito Federal. As jovens pesquisadoras analisam temas nas áreas da sustentabilidade e saúde.

De Araguaína, do IFTO, vêm os trabalhos "Embalagens biodegradáveis a partir de amido de milho e fibras de coco babaçu", pesquisado por Lorenna Barbosa Miranda e Larissa Quintela Silva Nakano, e "Desenvolvimento de compósitos sustentáveis com celulose bacteriana para o tratamento de feridas crônicas", feito por Izabella Thaís Bezerra Melo, Ana Clara Quixabeira Carvalho e Ana Beatriz Irene da Costa,

No total da Mostra, serão apresentados 785 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Indonésia, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa (RS), Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais (RS), Feevale, Unisinos, Faccat, Ulbra, Universidade La Salle, Faculdades QI, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.

Uma das novidades desta edição é a parceria firmada com o Sebrae. A entidade também está colaborando na realização do evento. A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.