12ª Conferência Municipal

'Assistência Social não é só para o pobre, mas para quem necessitar', afirma secretário de Araguaína

Conferência municipal reuniu diversas instituições e mais de 300 pessoas.

Por Redação
Comentários (0)

27/06/2023 10h57 - Atualizado há 10 meses
José da Guia, Secretário da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína

Usuária do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) desde 2020, a araguainense Maria dos Anjos Souza mudou de vida após começar a utilizar os serviços oferecidos pelo centro. “Quando finalizei o tratamento do câncer de mama, o médico pediu para que eu fizesse exercícios e lá também fazemos cursos, passeios, saio de caso e me divirto quando encontro com a turma. É muito bom!”, disse Maria.

E para continuar oferecendo serviços que fazem a diferença no dia a dia da comunidade por meio do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), o CMAS (Conselho Municipal da Assistência Social) e a Prefeitura de Araguaína promoveram a 12ª Conferência de Assistência Social nos últimos dias 22 e 23, na UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), no setor Cimba.

O evento reuniu mais de 300 pessoas e teve foco no tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que Temos e o SUAS que Queremos”. Durante a abertura, foi citado o papel das políticas e a falsa percepção social do que elas são na prática. “Assistência Social não é apenas para o pobre, mas para quem dela necessita. É para todo cidadão que se encontra em situação de vulnerabilidade social”, informou José da Guia, Secretário da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína.

Durante a conferência, o secretário também informou que a demanda aumentou desde a pandemia e reforçou um dos cinco eixos abordados, o Financiamento e Orçamento de natureza obrigatória.  “Não se faz políticas públicas sem recursos. Há um custo e o Município tem mantido o SUAS praticamente sozinho, recebendo apenas uma verba do Governo Federal por meio do CadÚnico”, afirmou José da Guia.

Sugestões levantadas

Os usuários dos CRAS e servidores foram divididos em grupos para discutir os outros quatro eixos de debate: Qualificação e Estruturação das instâncias de Controle Social; Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?; Serviços, Programas e Projetos; e Benefício e transferência de renda.

No total, foram levantadas mais de 21 propostas municipais, que ainda passarão pela conferência estadual até chegar na conferência nacional, com a possibilidade de se tornarem políticas públicas de assistência social.

Dentre as propostas apresentadas em Araguaína estão um sistema de software integrado; intensificação da formação continuada online e presencial dos servidores; garantia de recursos para ações que gerem assistência financeira às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social; regulamentar e garantir um percentual mínimo de 5% do orçamento anual do município para a execução da Política de Assistência Social; e entre outras sugestões.

Instituições parceiras

A abertura do evento contou com a apresentação do coral formado por 15 mulheres que fazem parte do Instituto Humanitário Anita Luiza. Por meio das músicas “Só quem tem raiz” e “Dia de Sol”, elas expressaram a gratidão pelo projeto, que conta com a parceria do Município. “Somos mulheres transformadas graças à oportunidade que tivemos”, disse a assistida Kellen Arruda.

O instituto oferece cursos profissionalizantes para gerar renda, independência e melhorias financeiras ao público feminino. Durante a 12ª Conferência de Assistência Social, elas também montaram um estande para a exposição e venda dos artesanatos e cupcakes produzidos pelas assistidas.

Ainda nos dias do evento, o Instituto Humanitário Casa de Davi, que realiza serviços sociais para jovens e adolescentes em vulnerabilidade social, vendeu cocadas. A Pastoral da Aids também montou um espaço para panfletagem sobre o trabalho de prevenção ao HIV e acompanhamento das pessoas soropositivas.

Maria dos Anjos é usuária do Cras
Dentre as propostas apresentadas em Araguaína estão um sistema de software integrado

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.