Cultura e preservação

Com apoio da WWF, associações lançam catálogo com história, tradições e produtos do Jalapão

História, tradições e produtos únicos em um só lugar.

Por Redação
Comentários (0)

25/10/2023 09h22 - Atualizado há 8 meses
Artesão Cassiana Moreira mostra seu artesanato.

A cooperação técnica entre a Associação Onça D’Água e o WWF Brasil alavancou uma série de iniciativas para o fortalecimento do Manejo Integrado do Fogo (MIF) e da Sociobiodiversidade em comunidades rurais da região do Jalapão. Neste mês, a parceria entrega seu último produto: um catálogo digital elaborado conjuntamente com as associações beneficiárias do projeto.

O catálogo reúne a história, as tradições e os produtos da Associação Comunitária Quilombola dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado Do Prata; da Associação de Artesãos e Extrativistas do Povoado do Mumbuca; e da Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM). 

A existência dos catálogos fortalece a divulgação e a venda dos produtos, facilita a comunicação com clientes no Brasil e em outros países, além de mostrar a história de cada associação e os demais serviços ofertados pelas comunidades, como os festejos, o Turismo de Base Comunitária e os produtos da agricultura familiar e do extrativismo sustentável do Cerrado”, explica a coordenadora do projeto, Cassiana Moreira.

Para a artesã e presidente da Associação de Mateiros (ACAPPM), Laudeci Monteiro, o material foi muito aguardado. “É com muita emoção que falo desse catálogo porque tinha muitos anos que a gente estava querendo, mas a gente não tinha, a Associação não tinha condição de fazer. E esse catálogo chegou em boa hora. Muita gente, muitos clientes pedem foto e toda vez tinha que ir na loja fotografar e tirar medida”, conta.

Maurício Araújo, voluntário e diretor executivo da Associação Onça D’água, complementa que o projeto veio para ampliar a compreensão e a valorização do Cerrado e dos povos que o habitam e protegem. “A parceria foi muito boa, porque conseguimos unir recursos e conhecimentos para prestar apoio às atividades sustentáveis dessas comunidades, além de compartilhar com elas práticas que podem aplicar no seu dia a dia e no seu sustento. Finalizamos esse projeto muito satisfeitos com o resultado”, relata o diretor.

Cooperação pelo Cerrado

O projeto “Fortalecimento das ações de Manejo Integrado do Fogo junto às áreas protegidas e Sociobiodiversidade no território do Jalapão” foi resultado da cooperação técnica firmada entre a Associação Onça D’Água e o WWF Brasil, que uniram suas competências a fim de fortalecer esses territórios, que são instrumentos essenciais para a proteção do Cerrado.

Durante o período de um ano, iniciado em setembro de 2022, foram desenvolvidas ações de manejo integrado do fogo, lideradas pelos gestores da Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão e do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e apoiadas pelo projet, além de atividades focadas no fortalecimento da economia agroextrativista local.

Onça D’Água

A Associação Onça D’água de apoio às Unidades de Conservação do Tocantins cumpre seus objetivos promovendo iniciativas em defesa da conservação da biodiversidade e do uso sustentável do Cerrado. 

Composta por um grupo de profissionais voluntários de diversas formações, a Onça D'água é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos e membro da Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática.

Reprodução do catálogo de produtos de artesanatos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.