Esporte

Com passagem pelo Tocantins, goleiro trans vai atuar no futebol feminino do Distrito Federal

Ele falou sobre o preconceito e as dificuldades que enfrenta no dia a dia.

Por Redação 635
Comentários (0)

11/03/2024 08h06 - Atualizado há 1 mês
O goleiro vem de uma boa passagem pela equipe do Paraíso do Tocantins em 2023

Notícias do Tocantins - O time Cresspom anunciou na semana passada a contratação do goleiro Bruno Costa, o Bruninho, que será o primeiro atleta trans da história do Distrito Federal. O atleta é a décima contratação do Cresspom para a disputa do Candangão Feminino.

Com passagem marcante por um time do Tocantins, Bruno começou a jogar bola ainda muito novo, nas ruas de Magalhães Bastos, bairro na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde morava. Jogava golzinho nas ruas, valendo refrigerante, com os amigos. Desde o inicio pensava em jogar na linha, e começou atuando como lateral pelo time local do Batan.

Em um amistoso acabou se machucando, e se afastou dos campos por um tempo. Nesse período, ele conta que se reconheceu e decidiu mudar. “Eu acabei me reconhecendo como lésbica e vi que queria mesmo assim seguir no esporte, mas desde então já queria ter outro sexo, me sentia como um homem”, conta.

Mudança e Apoio Familiar

Um dos fatores fundamentais para a mudança foi a novela “A Força do Querer”, exibida pela TV Globo em 2017. Na trama, uma personagem chamada Ivana passou pela transição de mulher para homem, em história que marcou a teledramaturgia nacional. Bruninho relata que foi ali que que decidiu passar também pela transformação. Ele conta que percebeu que “todos eram iguais, independente de qualquer coisa”.

Mesmo após a mudança de identidade, ele conta sempre recebeu muito apoio da família, especialmente da mãe. “Ela me perguntava se eu me sentia bem daquele jeito, e eu dizia que sim, era isso que queria para a minha vida. E aos poucos ela foi aceitando numa boa, se adaptando, por que sei que é difícil para ela, mas também sei que ela me ama do jeito que sou e fico muito feliz por isso. Ela e meus avós me apoiam bastante e isso é meu refúgio”, disse ele.

Preconceito

Bruninho também falou sobre o preconceito e as dificuldades que enfrenta no dia a dia. “Infelizmente a gente ainda sofre muito preconceito, se para as mulheres já é difícil, imagina para nós, trans. Vemos muita violência e transfobia no mundo, mas tenho certeza que isso mudará um dia, e seremos mais respeitados seja onde for”, diz, esperançoso.

Carreira

O goleiro vem de uma boa passagem pela equipe do Paraíso do Tocantins em 2023, onde se consagrou campeão do estadual. Antes, chegou a jogar a Série A3 do Feminino pela Cabofriense e também foi campeão da Taça das Favelas com o Rio de Janeiro. Já no Distrito Federal, atuou no último Candangão Feminino pelo Estrelinha, ainda com seu antigo nome.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.