Sustentabilidade

Feira Sustentável da Comarca de Araguaína expõe vários produtos feitos com materiais recicláveis

Artesanatos foram produzidos a partir de materiais descartados no Fórum e por servidores.

Por Redação
Comentários (0)

02/10/2023 12h04 - Atualizado há 6 meses
Feira de exposição aconteceu na sexta-feira

Em atenção ao Projeto Coleta Seletiva Solidária, que integra a Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins (PLS), a Comarca de Araguaína realizou a 1ª Feira sustentável, que contou com a participação de magistrados, servidores, colaboradores e população em geral. O evento ocorreu no estacionamento do fórum da cidade.

A ação busca conscientizar cada participante sobre a importância de reutilizar ou reciclar materiais que podem ser reaproveitados.

Durante a feira houve a exposição de artesanato produzido a partir de materiais descartados pelo próprio fórum e servidores, bem como pela Escola de Artes Raimundo Paulino (Reciclarte) e Escola Espírita André Luís. Os participantes ainda receberam ponto de coleta para materiais recicláveis, mudas de árvores e sabão ecológico produzidos a partir de óleo de reuso.

O juiz de direito e Diretor do Fórum da Comarca de Araguaína, Dr. Fabiano Ribeiro, afirmou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) contam com um conjunto de ações voltadas para a conscientização, preservação do meio ambiente e uso sustentável.

Ações são desenvolvidas em parceria com instituições da sociedade civil e contam com o apoio de magistrados e servidores.

Entre as ações desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça está a Coleta Seletiva Solidária, em parceria com a Associação Movimento Ecológico Amigos Do Meio Ambiente (Ameama), que tem sido a responsável pela destinação dos materiais recicláveis.

Desde 1971 o consumo mundial e a capacidade do planeta de fornecimento de recursos naturais vêm sendo calculada por uma Organização Ambiental sem fins Lucrativos, a Global Footprint Network (GFN), que a cada ano estabelece o marco da capacidade do planeta de garantir o consumo mundial da população. O marco do esgotamento dos recursos naturais para o corrente ano, frente ao consumo, foi o dia 02 de agosto, classificado como dia da sobrecarga mundial. Em 1970, esse marco foi o dia 30 de dezembro. Percebe-se que a situação está se agravando a cada ano.

O cálculo que mede o impacto que é deixado no planeta leva em consideração a quantidade de terra e a área marítima biologicamente produtiva necessária para produzir todos os recursos que uma população consome e também para absorver seus resíduos, conforme informação contida no site Um Só Planeta.

Atualmente, segundo a Organização GFN, necessitamos de 1,7 planetas para garantir o atual consumo dos recursos naturais.

Por isso, a intenção do Projeto Coleta Seletiva Solidária é conscientizar cada participante da importância de repensar, reutilizar, recusar, reduzir ou reciclar.

Projeto Coleta Seletiva Solidária
Produto fabricado com materiais recicláveis

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.