Turismo

Conheça os roteiros turísticos de Lajeado, destino perto da capital, mas ainda pouco explorado

Objetivo de fortalecer o empreendedorismo do trade turístico da cidade

Por Redação 1.200
Comentários (0)

09/04/2024 10h16 - Atualizado há 1 mês
Cachoeiras na rota turística em Lajeado.

Notícias do Tocantins -  Destino ainda pouco conhecido até mesmo pelos que moram nessa parte do Brasil, Lajeado, município localizado a 60 km de Palmas, foi rota turísticas para um grupo de empresários nesta segunda-feira (08/04). A ação, promovida pelo Sebrae Tocantins e Prefeitura de Lajeado, por meio do projeto Lajeado + Turismo, tem o objetivo de divulgar os roteiros prontos para venda aos turistas.

Entre os passeios por meio de trilhas, cachoeiras, grutas e cavernas, o roteiro Serra do Lajeado/Pedreira abrange um território de aproximadamente 30 km de extensão. O passeio tem início no Morro do Leão, um fenômeno natural em formato de pedra que se assemelha ao formato do animal.

Logo depois o destino segue para o Sítio Arqueológico Catitu. Nesta parte da rota é possível ver pinturas rupestres em paredões expostos em meio ao cerrado. Luíz Canário, proprietário do local, conta que a visita ao local custa R$ 40,00 por pessoa e a proposta do lugar é encantar os visitantes pelos mistérios do que é exposto nos desenhos. “Temos pinturas que representam uma família, uma caça, um ritual, ou seja, é muita coisa para observar e viajar na história por meio dessas figuras”, enfatiza.

Após essa visita, o grupo seguiu para o Recanto das Cachoeiras e Gruta do Kael, os destinos encantaram o público pela beleza das águas que transbordam em meio às pedras localizadas em morros ainda pouco explorados pelos turistas. “Eu moro há 28 anos em Lajeado e não sabia que o município tinha lugares tão bonitos. Já vi algumas vezes por foto, mas nada se compara ao que vivenciei hoje pessoalmente. É mesmo com as limitações da minha idade, nada foi empecilho para que eu fizesse essas trilhas”, relatou a empresária Antonia Dalvina de Oliveira Santos, 68 anos.

O proprietário Marco Aurélio da Silva Marinho, conhecido como Kael, descobriu a gruta após mapear a fazenda por meio do georreferenciamento. Foi então na pandemia que ele viu no atrativo, uma oportunidade de fazer negócio. “No período de isolamento começamos abrir para visitação do público e hoje o lugar já está sendo bem visitado pelos turistas. Mas vejo que ainda precisamos de mais divulgação para que outras pessoas conheçam o lugar”, comenta.

A gestora do projeto, a analista do Sebrae Ana Flávia Borges, enfatiza que o município é produto turístico exuberante e esse potencial turístico precisa, antes de tudo, ser reconhecido e apropriado pelos próprios moradores da região.  “Nossa intenção é promover a transformação dos pequenos negócios que trabalham com turismo em Lajeado e deslanchar o destino. Tudo que o município oferece é muito lindo e é preciso mostrar para esses empresários que eles conseguem transformar esses roteiros em destinos únicos no Estado”, enfatiza.

Vivendo de perto é que podemos reconhecer a importância do turismo. Hoje conseguimos olhar de forma madura essa parte do nosso município. Temos muita coisa para fazer e ações como essa encoraja nossos empreendedores”, afirma Lenizia Costa, secretária municipal de Turismo.

Lajeado + Turismo

O projeto Lajeado + Turismo tem o objetivo de fortalecer o empreendedorismo do trade turístico da cidade de Lajeado. A iniciativa ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal e conta com apoio da Investco, por meio do Instituto EDP.

Grupo conheceu rota turística da cidade.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.