Furto de material

Fontes de Césio-137 estão desaparecidas em Minas Gerais; caso é investigado pela CNEN

Equipe da Comissão Nacional de Energia Nuclear está apurando.

Por Metrópoles
Comentários (0)

05/07/2023 09h15 - Atualizado há 9 meses
Medição de Césio-137.

Uma mineradora de Minas Gerais acionou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), após o desaparecimento de duas fontes seladas de Césio-137. As fontes são da mineradora AMG Brasil, em Nazareno, no Sul de Minas.

A Diretoria de Radioproteção e Segurança (DRS/CNEN) enviou uma equipe de licenciamento para apurar o desaparecimento do material.

O sumiço aconteceu na noite do dia 29 de junho. As autoridades trabalham com a teoria de furto do material, e continuam com a investigação com técnicos da CNEN no local.

A mineradora está regularmente licenciada pela CNEN e tem autorização para operação, que vence em 2025.

Risco

Apesar da preocupação, as fontes desaparecidas são descritas como “duplamente encapsuladas com aço inoxidável e blindadas externamente em aço inox, resistente ao impacto”.

Além disso, foram classificadas como de categoria 5 em relação ao perigo de exposição, considerada de baixo risco (ou “não perigosas”, conforme classificação da Agência Internacional de Energia Atômica.

Césio-137 em Goiânia

As fontes extraviadas, apesar de serem de Césio-137, têm atividade cerca de 300 mil vezes menor do que aquela do acidente de Goiânia, em 1987. Mesmo que fossem violadas, o material com o qual são confeccionadas não seria espalhado, como aconteceu na capital goiana.

O acidente aconteceu em 1987, na capital do Goiás, devido ao manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia. O caso envolveu centenas de pessoas.

A fonte tinha radioatividade de 50.9 Tbq (1375 Ci). A violação do equipamento resultou em fragmentos espalhados no meio ambiente, na forma de pó azul brilhante.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.