HDT-UFT

Enfermeira de Araguaína atua em socorro humanitário aos Yanomami e relata experiência de vida

Um atendimento em especial marcou a experiência da enfermeira.

Por Redação 831
Comentários (0)

08/05/2023 14h21 - Atualizado há 11 meses
Enfermeira Keny Tabda Arruda faz parte da equipe do HDT-UFT

Um grupo de 19 profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atuou durante cerca de 20 dias em Roraima, auxiliando na assistência ao povo Yanomami. Eles também deram suporte na organização das informações hospitalares, na regulação interna e na gestão de leitos.

Dentre os profissionais que participaram da ação humanitária, está a enfermeira Keny Tabda Arruda, que integra a equipe do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Rede Ebserh, desde 2015. Ela já retornou ao trabalho em sua unidade hospitalar, em Araguaína (TO), de onde guarda significativas lembranças.

A profissional conta que o fato que mais a marcou foi o atendimento a uma criança que segundo ela tinha 5 anos, mas peso e estrutura do corpo de uma criança de 2 anos. “Essa criança foi rejeitada pelos pais, então o restante da tribo também a rejeitou, então, quando ela se aproximava dos profissionais no hospital, ela se sentia protegida, acolhida, isso me marcou muito”, relatou.

“Prestamos assistência em várias áreas, onde foram realizadas capacitações e treinamentos. Assim como estamos levando experiências e conhecimentos de uma realidade totalmente diferente, estamos deixando sementes plantadas que serão cultivadas a longo prazo, já que nossa estadia aqui se deu em pouco tempo para colher os frutos”, conclui.

O esforço solidário em Roraima envolveu ainda o envio de equipamentos médicos, como camas hospitalares, carros de emergência hospitalar, maca clínica, monitores multiparâmetros e ventiladores pulmonares mecânicos. A atuação dos profissionais no Hospital Municipal da Criança ocorreu por meio de uma parceria entre a Ebserh, o Ministério da Saúde (MS) e a Prefeitura de Boa Vista/RR.

Confira outras histórias aqui.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Enfermeira Keny Tabda Arruda

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.