Diversidade Sexual

Escócia é o primeiro país do mundo a incluir aulas sobre LGBTI no currículo escolar

A Escócia é um dos países da Europa que mais dão proteção à população LGBTI – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais.

Por Da Redação 616
Comentários (0)

14/11/2018 11h27 - Atualizado há 5 anos
O governo se comprometeu a assegurar boa formação para os atuais e futuros professores

Não foi à toa que essa resolução foi tomada. A Escócia é um dos países da Europa que mais dão proteção à população LGBTI – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais. E, por isso, na semana passada, 8/11, ministros escoceses aceitaram as 33 recomendações formuladas pelo grupo de trabalho Educação Inclusiva LGBTI, criado em abril de 2017 e liderado por integrantes da campanha Time for Inclusive Education, TIE (Tempo para Educação Inclusiva). Com um detalhe: o governo escocês aceitou as sugestões por completo, sem nenhuma alteração.

John Swinney, vice-presidente escocês foi quem apresentou, ao Parlamento, o relatório e as linhas de recomendação do grupo de trabalho liderado pela TIE e que reuniu dez comissões e associações governamentais e não-governamentais, inclusive católicas.

Assim, a Escócia se torna o primeiro país a incorporar o ensino dos direitos LGBTI no currículo escolar. Em breve, as escolas públicas serão obrigadas a ensinar aos alunos a história das igualdades e dos movimentos LGBTI, como também orientá-los sobre como combater a homofobia, a biofobia e a transfobia, o que inclui aprender a utilizar a terminologia da identidade de gênero.

A intenção é que, durante as aulas, crianças e jovens LGBTI sintam-se seguros, apoiados e incluídos na escola, promovendo a tolerância e as relações positivas entre todos.

Para tanto, o governo se comprometeu a assegurar boa formação para os atuais e futuros professores, além de melhorar a monitoria de casos, assegurando a inclusão e facilitando o registo de queixas de bullying. As aulas deverão ser transversais no que tange a idades e disciplinas diversas, reunidas em diferentes temas.

De acordo com o cofundador da campanha TIE, Jordan Daily, a medida encerra o “legado destrutivo” de um artigo (de número 28) de uma lei de 1988 que proibia as autoridades do Reino Unido de “promover” a homossexualidade. Vale ressaltar que essa lei foi revogada na Escócia em 2001 e no Reino Unido em 2003. As consequências dessa ideia absurda ainda perdura.

Por isso, a aprovação da medida é considerada pelos ativistas como um momento histórico, também porque eles acreditam que, com ela, o preconceito e a prática de bullying podem diminuir. Além disso, neste momento de tantas incertezas, reforça para os jovens LGBTI que eles têm valor, que são respeitados e têm um lugar no mundo.

Progressista, mas com pouca informação  

Recentemente, a TIE divulgou estudo que apontou que 9 em cada 10 escoceses da comunidade LGBTI passaram por situações de homofobia na escola e 27% contaram que tentaram cometer suicídio por causa de bullying.

A pesquisa também identificou que, dentro das escolas, era mínimo o entendimento a respeito do preconceito contra pessoas de outra orientação sexual e de gênero, que não heterossexual. Também de corpos intersexuais. E olha que, como comentei no inicio deste texto, a Escócia é considerada um dos países mais progressistas da Europa nesse quesito, apesar de ter descriminalizado a homossexualidade somente em 1980, ou seja, treze anos depois do País de Gales e da Inglaterra.

E veja que interessante: o país já teve “o parlamento mais gay do mundo”, como nomeou a ex-líder trabalhista escocesa Kezia Dugdale, em 2016, porque 4 dos 6 líderes partidários da Escócia se identificavam como gay, lésbica ou bissexual.

Por Conexão Planeta 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.