Tocantins

Tricampeão de tênis de mesa, estudante especial conta sua história de luta, superação e vitórias

Gustavo é uma referência na escola, diz coordenadora de Matemática.

Por Redação
Comentários (0)

10/08/2023 15h17 - Atualizado há 8 meses
Gustavo Henrique Ferreira do Nascimento, 19 anos

O que faz um aluno campeão é o desejo de um futuro melhor, autonomia e conhecimento. Estas características definem o estudante Gustavo Henrique Ferreira do Nascimento, 19 anos, que, além de ter conquistado três medalhas de ouro nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) fazendo o que mais gosta, jogando tênis de mesa, ele se destaca na escola pelas lições de vida e pela superação.

Gustavo cursa a 3ª série do ensino médio no Colégio Estadual Ruilon Dias Carneiro, localizado na cidade de Arapoema (TO). É aluno da educação especial, tem uma deficiência intelectual, mas essa limitação não o impede de colecionar vitórias no esporte e nem interfere na sua aprendizagem.

E foi no esporte que Gustavo ganhou destaque. Ele participou de campeonatos estaduais e de um nacional. Saiu de sua pequena cidade com mais de seis mil habitantes para participar de competições em Colinas, Palmas e em São Paulo, o que possibilitou ampliar a socialização, fazer novas amizades e definir seus objetivos na vida.

“Eu gosto do esporte e fico muito feliz todas as vezes que consigo alcançar a vitória no que eu estou fazendo. A escola representa um avanço em todas as etapas da minha vida. E quando eu estou competindo, me sinto uma pessoa capaz, com independência e satisfação”, contou Gustavo.

A assistente social Orcidália Souza Ferreira é mãe de Gustavo e fala o quanto a escola ajudou o seu filho a se desenvolver. “Ele sempre estudou em escola pública, e esta tem um papel importante na vida dele. Foi na unidade escolar que ele desenvolveu as formas de aprendizagem, de amadurecimento, que está construindo um caminho para um futuro melhor. Meu filho tem dificuldades de aprendizagens, mas consegue absorver todo o conteúdo, no tempo dele”, explicou Orcidália.

A professora Gerlany de Jesus Guedes, coordenadora da área de Matemática, explicou que Gustavo é uma referência na escola. “Ele é extraordinário, apesar de ser muito tímido, das limitações intelectuais, ele nos surpreende a cada dia. Podemos dizer que ele é aluno destaque de verdade”, frisou.

(Josélia de Lima/Seduc)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.