Maratona premiará 300 estudantes com medalhas, notebooks, bolsas de estudo e imersões em big techs.
Dez estudantes tocantinenses de sete unidades escolares da rede estadual foram selecionados para participar da 2ª edição da imersão da Maratona Tech, em São Paulo (SP), de 11 a 14 de dezembro. O evento visa conectar estudantes que se destacaram nas etapas estaduais da Maratona abrindo possibilidades do mundo Tech no Brasil.
A competição nacional estimula o aprendizado em pensamento computacional e a cultura do protagonismo para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. O evento é realizado pela ONG Associação Cactus, com apoio do Movimento Tech, é formado por organizações que buscam despertar em jovens e adultos as possibilidades da carreira em tecnologia.
Conforme o técnico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Júlio César da Rocha, a maratona tem como objetivo levar inovação para as escolas, desenvolvendo a aprendizagem dos jovens e conectando-os às tecnologias.
“A maratona é uma excelente oportunidade de proporcionar aos nossos estudantes essa vivência com infinitas possibilidades de atuação profissional na área da tecnologia. Além de promover a mobilização nas escolas e apoiar a realização da Maratona Tech no Tocantins, a Seduc também custeará as despesas da equipe selecionada, oportunizando esse momento ímpar na vida desses estudantes que se destacaram em âmbito estadual”, relatou.
Etapas
As primeiras fases da competição foram realizadas nos meses de agosto e setembro com atividades em sala de aula, com foco no uso das tecnologias no mercado de trabalho; a etapa de classificação foi voltada para o Pensamento Computacional e Lógico com atividades realizadas remotamente.
Além de conectar estudantes destaques de todas as regiões brasileiras, a 2ª Maratona Tech premiará 300 estudantes e 75 escolas com medalhas, notebooks, bolsas de estudo e imersões em big techs.
Confira a lista dos classificados