Palmas

Exposição da artista plástica Rossana Mendes expõe fragilidade do principal bioma do Tocantins

Utilização das folhagens encontradas no cerrado é fio condutor, meio e fim da obra.

Por Redação
Comentários (0)

11/09/2023 14h53 - Atualizado há 7 meses
A artista tem em sua pesquisa a flora e as relações com o humano.

Com foco no cerrado e recursos de acessibilidade, a artista plástica Rossana Mendes abrirá sua nova exposição de arte “Natureza Efêmera”, nesta terça-feira (12/09), às 15 horas, na sede da Justiça Federal, em Palmas.

Tendo como recorte conceitual a efemeridade e fragilidade da natureza, composta de obras de arte autorais e inéditas, a exposição também contará com recursos de acessibilidade, obras táteis e fichas em braile com texto resumo das obras.

A vernissage acontecerá às 15 horas com uma palestra da artista sobre a sua pesquisa e o processo de criação, com a participação do curador da exposição, o artista e promotor cultural Vone Petson.  

O cerrado é nosso bioma principal e sua riqueza a cada ano é depredada através dos processos de ocupação humana. A utilização das folhagens encontradas no cerrado é fio condutor, meio e fim da obra. A exposição pretende suscitar questões acerca da efemeridade e da fragilidade desse bioma, apresentado em diversas obras: colagens, gravuras e processos híbridos. Pretende ainda auxiliar na reflexão sobre a importância da preservação desse bioma para que se possa garantir um futuro saudável e possível para gerações futuras.  

Durante o período da mostra, serão realizadas visitas educativas destinadas a escolas públicas e associações beneficentes interessadas, com a presença da artista e do curador da exposição. Já estão agendadas visita de estudantes do IFTO, dia 12/09, às 14 horas; visita mediada para pessoas com deficiência visual, no dia 13/09, às 14 horas; e visita de alunos da Escola Municipal Anne Frank, no dia 14/09, das 8h30 às 14 horas.

A exposição Natureza Efêmera estará aberta a visitação do público em geral no período de 12 de setembro a 12 de outubro, das 9 às 18 horas, no prédio da Justiça Federal, localizado na Quadra 201 Norte - Conjunto 1 - Lote 2A - Plano Dirertor Norte.

A mostra também estará disponível no site da artista www.rossanamendes.com.

Perfil da artista

Rossana Mendes é nascida em Goiânia (GO), vive e trabalha em Palmas (TO). Tem em sua pesquisa a flora e as relações com o humano. Seus trabalhos, em grande parte pinturas, se dedicou às árvores. No último ano, a partir de sua pesquisa de campo com o bioma do cerrado vem experimentando técnicas variadas na construção das suas obras que possuem em sua centralidade o conceito da memória e dos afetos com esse bioma. A artista é Bacharel em Direito pela Univesidade Luterana,  pós-graduada em Direito Público pelo ITOP e membro do Conselho de Cultura da AOB-Tocantins.

Realizou exposições individuais na Galeria Sesc de Artes e no Núcleo Integrado de Leitura e Artes e exposição coletiva no Salão Independente dos Artistas Visuais do Tocantins. Faz parte da CAITO - Coletivo dos Artistas Independentes do Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.