Inovação

Fabricante chinesa revela projeto de celular dobrável várias vezes e desperta curiosidade

Celular chinês tem como principais rivais o Galaxy Z Fold 2 e o Motorola Razr.

Por Conteúdo AF Notícias
Comentários (0)

22/12/2020 16h34 - Atualizado há 2 meses
Celular chinês pode ser dobrado várias vezes

A Oppo é uma companhia chinesa de celulares que criou um protótipo de smartphone que vem chamando bastante a atenção, já que é capaz de não somente dobrar uma vez, mas várias. O aparelho poderá alcançar dimensões semelhantes às de um cartão de crédito quando completamente dobrado — porém, quando aberto, chega a sete polegadas. Com a continuação do projeto, o celular seria um dos principais rivais do Galaxy Z Fold 2 e do Motorola Razr.

A criação do aparelho intitulado de Oppo Slide Phone foi feita junto ao estúdio japonês Nendo, e conta com uma dobradiça tripla — as três dobras permitirão que o aparelho feche e abra do mesmo lado. Para abrir ou fechar o smartphone será necessário somente o movimento do polegar, e ele conta com um design estreito e um suporte para caneta, bem semelhante aos celulares da linha Galaxy Note 20. Além disso, o novo aparelho terá uma câmera quádrupla em sua parte traseira.

A primeira parte do aparelho mede cerca de 1,5 polegadas, e exibirá as notificações, player de música e as informações relacionadas a chamadas de voz. Já a segunda tela é um pouco maior, com 3,5 polegadas, e será utilizada principalmente para o display de fotos e jogos. Com a última porção, o aparelho atinge seu tamanho total, alcançando as 7 polegadas.

Já conhece o X 2021?

Essa não é a primeira vez que a Oppo surge com um design de smartphone um tanto peculiar. Em novembro deste ano, a companhia chinesa apresentou um telefone móvel capaz de “esticar” seu display para os lados, ampliando sua área de 6,7 polegadas para até 7,4 polegadas. Nomeado de X 2021, o dispositivo era capaz de ajustar sua escala dos elementos da interface gráfica de acordo com a necessidade de uso, ao operar uma tecnologia que “enrola” a tela no interior do aparelho. Durante a demonstração, a ativação da extensão da tela era feita somente com um leve deslize do polegar sobre um leitor de impressão digital presente na lateral do dispositivo. A partir daí, um motor elétrico é ativado, estendendo o display de forma natural.

Apesar de impressionante, outras empresas também estão na vanguarda desta tecnologia, e uma rival da Oppo, a chinesa TCL, também desenvolveu um protótipo semelhante. Já a Samsung vem trabalhando no conceito, e a LG já conta com um televisor que tem tela OLED com essa novidade, permitindo enrolar e desenrolar do painel.

Enquanto isso, a Oppo afirma que, com a abordagem de extensão de tela do seu dispositivo, é possível ter um display com maior qualidade, sem os frisos que são vistos nos aparelhos dobráveis. E como eles utilizam um motor para realizar a contração e distensão da tela, isso aumenta a durabilidade do smartphone, porque o mecanismo é regulado em um nível de força adequado para não danificar o aparelho.

Infelizmente, tanto o X 2021 quanto o Oppo Slide Phone ainda estão em seus projetos iniciais, e por isso não há uma previsão precisa de quando eles chegarão ao mercado. Mas, para ter alguns momentos de diversão, você não precisa de um celular que estica, desenrola ou dobra até ficar do tamanho de um cartão. Isso porque os games disponíveis para web, como Among Us e Fortnite, precisam de uma tela simples, assim como o VegasSlotsOnline, que oferece um amplo catálogo de títulos tanto para dispositivos Android quanto para iOS. Em sua plataforma, você terá acesso a clássicos slots temáticos, ou a icônicos jogos de mesa, como o Craps e o Poker — todos eles com uma atmosfera impressionante, que não devem em nada para qualquer estabelecimento da Strip.

A companhia ainda explica que no desenvolvimento do celular foi necessária a utilização de diversas novas tecnologias. Dentre elas a “Warp Track”, que é uma estrutura localizada logo abaixo da tela que se assemelha a uma esteira presente nos tanques de guerra e máquinas de construção civil, funcionando de maneira parecida. É o movimento das esteiras que recolhem e esticam o display, de acordo com a vontade do usuário.

Como já dissemos, tanto o X 2021 quanto o Oppo Slide Phone são protótipos, então suas especificações técnicas como processador, memória e câmeras ainda não foram divulgadas. Mas seu design e inovação surpreendem e, para os amantes de smartphones, eles seriam uma novidade muito bem vinda.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2021 AF Notícias. Todos os direitos reservados.