Flagrante

Fazendeiro do Tocantins é flagrado pelo Ibama tocando fogo em propriedade; veja vídeo

Tocantins está em situação de emergência e as queimadas controladas estão suspensas.

Por O Globo
Comentários (0)

17/09/2024 09h47 - Atualizado há 45 minutos
Fazendeiro foi flagrado tocando fogo na sua propriedade.

Notícias do Tocantins - Um fazendeiro foi flagrado, na noite do último domingo (15/9), ateando fogo na própria fazenda. Uma equipe do Ibama com viatura descaracterizada pegou o homem incendiando a propriedade no município de Conceição do Tocantins, na BR-010, perto da Chapada dos Veadeiros. 

O homem foi identificado e autuado, e admitiu que havia iniciado o fogo. Argumentou que fazia um aceiro para proteger a propriedade do fogo. Ele foi enquadrado no artigo 58 do decreto 6514, por “fazer uso de fogo em áreas agropastoris sem autorização do órgão competente”.

"Isso aqui é um fogo controlado, tanto que é de noite, e eu não ia cometer a irresponsabilidade de colocar fogo aqui de dia", disse o fazendeiro diante de um fogo que claramente se espalhava.

Em seguida, o servidor do Ibama diz que ele não pode continuar com a ação. "Não é nessa época que o senhor faz isso, não é sem autorização, não é desta forma, não é no auge da crise do fogo do Brasil e da seca que o senhor vai botar fogo aí", explicou o fiscal.

 

Na época de seca, o Ibama mantém patrulhamento nas principais rodovias com risco de incêndio, com uso de viaturas descaracterizadas. O flagrante aconteceu durante a patrulha de domingo (15).

Conforme a assessoria de comunicação da Superintendência do Ibama, o órgão fará a comunicação da ocorrência ao Ministério Público Estadual, o qual deverá abrir um processo criminal contra o proprietário.

O homem também deverá responder um processo civil com vistas à reparação de danos ambientais provocados ao meio ambiente e à sociedade. A pena prevista para o caso é de reclusão, que varia de dois a quatro anos.

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.