Luto no futebol

Jogador uruguaio morre em São Paulo após passar mal durante partida da Copa Libertadores

Juan Izquierdo passou mal na noite de quinta-feira (22) durante partida de futebol contra o São Paulo

Por G1
Comentários (0)

28/08/2024 10h54 - Atualizado há 1 dia
Jogador Juan Izquierdo na partida contra o São Paulo, antes de passar mal.

Notícias do Tocantins - O Clube Nacional de Futebol do Uruguai confirmou na noite desta terça-feira (27/08) a morte do jogador uruguaio Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, em São Paulo.

Izquierdo estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein desde a última quinta-feira (22) após passar mal durante uma partida da Copa Libertadores contra o time do São Paulo no estádio Morumbis.

Segundo o boletim médico, o jogador morreu em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.

Juan Manuel Izquierdo Viana nasceu no bairro Nuevo Paris, em Montevidéu, no Uruguai, em 4 de julho de 1997. Ele era casado e tinha dois filhos, uma menina de 2 anos e um bebê recém-nascido.

Começou a jogar futebol em seu bairro, integrando o Club San Francisco. Desde então, passou nas formativas do Liverpool FC e, posteriormente, no CA Cerro, equipe onde estreou oficialmente na primeira divisão em 2018.

Como jogador profissional atuou no Peñarol, Montevideo Wanderers, San Luis do México e Liverpool FC, onde ganhou a Supercopa e o Campeonato Uruguaio de 2023.

Já no Clube Nacional de Futebol, Juan integrou o elenco principal do time em duas etapas. A primeira foi em 2022, conquistando o campeão do Clausura e do Uruguai, e retornou para a atual temporada de 2024, onde conquistou o torneio intermediário.

Segundo o Clube, entre suas duas etapas disputou 33 partidas e marcou 2 gols. Sua estreia foi em 24 de janeiro de 2022 em um amistoso.

Ainda conforme o clube, a primeira temporada de Juan em Nacional foi marcada por uma grave lesão que o deixou fora por seis meses.

"Essa situação foi o motivo para redobrar esforços e retornar ao clube. No ano seguinte completou uma excelente temporada, logrando o título histórico uruguaio [...] sendo um dos jugadores com maior quantidade de presenças no largo do ano", afirmou o clube, em nota divulgada.

Jogador passou mal durante jogo

O jogador Juan Izquierdo passou mal na noite de quinta-feira (22) durante partida de futebol contra o São Paulo pela Copa Libertadores. Ele foi socorrido e levado para a UTI com quadro de "arritmia cardíaca" para o Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista.

As imagens gravadas pela transmissão da partida mostram que, por volta dos 39 minutos do segundo tempo de jogo, Juan não se sentiu bem. Ele perdeu o equilíbrio e caiu no gramado.

Outros jogadores perceberam e chamaram uma ambulância para prestar atendimento e levá-lo até o hospital

Alejandro Balbi, presidente do clube uruguaio, conversou com a imprensa na porta do Albert Einstein. O dirigente do Nacional falou que o atleta havia recuperado a consciência dentro da ambulância, mas que, ao chegar ao hospital, perdeu os sentidos e precisou ser sedado e estabilizado.

Em boletim médico divulgado na noite do domingo (25), a equipe médica afirmou que Juan Izquierdo estava entubado e com "progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana", segundo o hospital.

Enquanto Juan estava internado, a esposa dele chegou a postar em suas redes sociais um pedido para que as pessoas rezassem por ele e mandassem boa energia.

Doença detectada aos 17 anos

O secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, afirmou na segunda-feira (22), durante participação no programa esportivo uruguaio "Minuto 1", da rádio Carve Deportiva, que Izquierdo havia detectado uma arritmia no coração em 2014, quando tinha 17 anos.

“Há 10 anos, foram feitos exames com o elenco do Cerro, onde jogava o Juan Izquierdo naquele momento. Ele passou por um eletrocardiograma. Juan tinha 17 anos, tinha uma pequena arritmia e foi informado”, revelou Sebastián Bauzá.

De acordo com o secretário nacional de Esporte do Uruguai, esse exame com Izquierdo foi feito através do programa de governo "Gol para o Futuro", que trabalha com as categorias de base de todos os clubes do país, desde 2009.

Ter detectada uma arritmia não significa que a pessoa não possa jogar futebol, explicou Bauzá. “Há que se controlar, e estamos seguros de que os médicos dos diferentes clubes por onde ele passou controlaram isso”, declarou.

Ainda segundo a autoridade uruguaia, foram feitos mais de 5.200 exames cardiológicos nesse programa, no qual 134 identificaram problemas que foram encaminhados para especialistas.

Izquierdo passou mal durante a partida contra o São Paulo, na última quinta-feira.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.