Representatividade

Mulher negra e trans aposta na educação, rompe barreiras e conquista espaço profissional no Tocantins

Byanca Marchiori é uma das fundadoras e 1ª presidente da Associação das Travestis e Transexuais do Tocantins.

Por Conteúdo AF Notícias 628
Comentários (0)

10/05/2024 11h18 - Atualizado há 1 semana
Byanca Marchiori é uma das fundadoras e 1ª presidente da ATRATO.

Notícias do Tocantins –  Uma vida cheia de percalços, mas também de conquistas, de representatividade. A trajetória de Byanca Marchiori, natural de Gurupi e que atualmente mora em Palmas, mostra o quão é difícil para uma mulher negra e transexual conseguir superar barreiras e conquistar um espaço na sociedade dita moderna.  

Decidi romper o preconceito e as barreiras impostas pela sociedade quando a gente é uma mulher, uma negra e transexual. Através da educação eu mudei o rumo da minha vida”, conta Byanca.

Inicialmente, ela fez curso técnico de enfermagem e se especializou em instrumentação cirúrgica. Trabalha há 14 anos no Hospital Geral de Palmas (HGP) como técnica de enfermagem e instrumentadora cirúrgica. Além disso, graduou-se em Gestão Pública pela Fundação João Mangabeira.

Em 2016, Byanca Marchiori entrou nas lutas dos movimentos sociais e foi uma das fundadoras e primeira presidente da Associação das Travestis e Transexuais do Estado do Tocantins (ATRATO), representante estadual na Rede Trans Brasil, e tem uma atuação nacional na busca coletiva em prol de políticas públicas para a população de travestis e transexuais.

Byanca Marchiori também é idealizadora e realizadora do Miss Beleza Trans Tocantins, um evento de promoção da beleza e da cultura da mulher trans tocantinense.

Aderi também à luta dos movimentos políticos em busca de melhorias e mais políticas públicas principalmente na área da saúde para profissionais e a população que represento”, conta Byanca,

A nossa luta se faz a cada dia. E a cada conquista é um motivo a mais para não desistirmos”, finaliza Byanca Marchiori.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.