Festa Surpresa

Paciente internado em hospital universitário se emociona com festa de aniversário surpresa

Teve bolo, balões e parabéns para Wildglan Dourado Araújo, em celebração preparada por sua família

Por Redação
Comentários (0)

29/02/2024 08h17 - Atualizado há 1 mês
Paciente chegou a ficar internado em estado grave na UTI

Notícias do Tocantins - Em consequência de uma dengue fase dois, há aproximadamente 20 dias, o projetista de ambiente Wildglan Dourado Araújo se recupera da doença. Nesse período passou por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave, antes de ser internado no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Porém, na tarde desta quarta-feira (28/02), data em que completa mais um ano de vida, sua família preparou uma emocionante surpresa. Ao descer para o ambiente externo do hospital, local onde habitualmente os pacientes são levados para a fisioterapia, ele foi surpreendido com uma mesa decorada com bolo, balões e rodeada por seus familiares, na qual cantaram parabéns, oraram e confraternizaram.

Araújo agradeceu a surpresa com muita emoção. “Não poderia ter acontecido algo melhor, hoje mesmo estou em recuperação plena, o otimismo dos médicos me empolgam muito, eu estou sendo tratado além das minhas expectativas. Eu confesso que hoje tenho uma ideia totalmente diferente daquilo que eu pensava dos nossos hospitais, porque eu nunca tinha sido internado e lá fora a gente só vê críticas com relação à saúde no Brasil, e eu pude ver que não é bem assim, aqui tem profissionais capacitados e humanizados, que é o mais importante, com o dom de cuidar, porque eu sou prova viva disso”.

A irmã do paciente, Wildilene Dourado conta que toda a família se mobilizou para que seu irmão tivesse um momento especial, sentisse o quanto a vida dele é valiosa, e o quanto ele é amado. “Graças a Deus ele está cada dia melhor e logo estará curado”, disse finalizando que veio de Goiânia para acompanhá-lo de perto.

Para a psicóloga do HDT-UFT, Nara Damaceno, ficar cara a cara com a morte nos deixa inseguros, reflexivos sobre toda a vida, e mesmo após afastar esse risco, o medo e o susto permanecem. “Nesse momento, a família pode ser aquele “remedinho” que falta dentro do hospital. Emocionalmente é muito importante, para a superação de momentos críticos, receber essa segurança familiar para a regulação emocional e reestabelecimento da imagem que o paciente tem de si enquanto pessoa. Enquanto equipe de saúde cabe a nós oferecer meios para envolver família e paciente da melhor maneira possível e é muito gratificante ver a força desses laços afetivos como vimos hoje”, conclui.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.