Olhe para cima

Chuva de meteoros vai brilhar no céu das regiões Norte e Nordeste nesta sexta-feira

Pico será a partir de 1h da madrugada de sábado (23).

Por Redação 889
Comentários (0)

22/04/2022 14h55 - Atualizado há 2 anos
Chuva de meteoros poderá ser vista com mais nitidez nas regiões Norte e Nordeste.

Uma chuva de meteoros poderá ser vista na noite desta sexta-feira (22/04), com o pico para melhor apreciá-la a partir de 1h da madrugada de sábado (23). As regiões Norte e Nordeste terão uma visão mais privilegiada de assistir as Lyrids ou Líridas, como foi denominada a chuva de meteoro.

Em condições ideais de visualização, será possível visualizar até 18 meteoros por hora. Mas a lua deve atrapalhar um pouco. Segundo o astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador do EXOSS – projeto brasileiro de pesquisas de meteoros com colaboração do ON, neste ano, a Lua com cerca de 67% de iluminação deverá atrapalhar a visibilidade dos meteoros menos brilhantes da chuva.

ORIENTAÇÕES

Para observar o fenômeno, é preciso estar em local de baixa poluição luminosa e olhar na direção norte. "Para facilitar essa orientação indicamos que o observador direcione seu braço direito para o local onde o sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o sol se põe (o oeste), assim ele estará de frente para o norte", orienta o Observatório.

O QUE SÃO METEOROS

Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido à ablação com a atmosfera terrestre e ao contato com moléculas de oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de “estrela cadente”.

Uma chuva de meteoros ocorre quando vários meteoros passam pelo céu noturno partindo aparentemente de um mesmo ponto: o radiante.

Todos os anos, no final do mês de abril, o planeta Terra passa pelo rastro empoeirado do Cometa Tatcher (C/1861 G1) e, desta passagem, resulta a chuva de meteoros chamada Lyrids ou Líridas, por estar localizada na direção da constelação de Lyra.

Desde o dia 15 até o dia 29 deste mês, o planeta Terra estará passando pela região do espaço onde estão os detritos do cometa Tatcher.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.