"Originários"

Rádio 96,1 FM da Unitins estreia o primeiro programa sobre povos originários no Tocantins

Representantes das comunidades Indígenas e Quilombolas participaram da estreia.

Por Redação
Comentários (0)

17/06/2023 09h12 - Atualizado há 10 meses
Estreia do programa Originários, na Rádio Unitins.

Lançado nesta quinta (15/06), o Programa Originários, apresentado por Marco Aurélio Jacob (Gazeta e Unitins) e o Antropólogo e Professor Dr. André Demarchi, contou com a participação de Paulo Xerente, da Secretaria dos Povos Originários e Núbia Matos, estudante de Jornalismo e quilombola da comunidade do Mumbuca do Jalapão. 

A proposta deste programa é trazer músicos, artistas, personagens e histórias dos povos originários e tradicionais do Tocantins e do Brasil. A ideia é por meio da música tradicional e contemporânea dessas populações, combater os preconceitos e racismos sofridos por eles nas sociedades brasileiras e tocantinenses e exaltar a exuberância e a beleza de suas culturas. 

Assim, o programa tem um caráter pedagógico e didático no sentido de educar o público-alvo para o entendimento da pluralidade das culturas indígenas e quilombolas do Tocantins e do Brasil, bem como o respeito a dignidade dessas populações que fazem parte do arcabouço cultural brasileiro, com foco no Tocantins e região. 

Público-alvo

O público alvo do programa são esstudantes, pesquisadores, acadêmicos, membros das comunidades indígenas e quilombolas, amantes das culturas originais, ancestrais e toda comunidade que escuta a rádio Unitins FM. 

Programa Originários

O programa Originários apresenta uma ampla gama de conteúdo. Apresentam músicas e ritmos tradicionais dos povos indígenas, quilombolas e tradicionais, tocados em instrumentos autênticos. Isso pode variar desde melodias tradicionais como contemporâneas onde ritmos e estilos musicais são tocados pelos povos originários.

São realizadas entrevistas com os guardiões e guardiãs dos saberes ancestrais para compartilhar suas histórias, experiências e conhecimentos. Podemos conversar com anciãos, líderes comunitários, artistas, ativistas e estudiosos indígenas, quilombolas e das comunidades tradicionais, oferecendo uma visão única de suas vidas e perspectivas.

O programa conta histórias antigas, mitologia e lendas transmitidas ao longo das gerações pelos povos originários. Essas narrativas são cheias de ensinamentos, sabedoria ancestral e uma conexão profunda com a natureza e o sagrado.

Também aborda termos e frases e músicas que precisam ser descontruídas. Com comentários e debates sobre questões relevantes para as comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. Onde termos pejorativos ou preconceituosos tem seus dias contados. Além de descobrir as palavras dos povos originários.

Além dos quadros fixos, o programa Originários também irá abordar os Eventos e festividades explicando suas características e convidando quando for evento aberto. Festivais e celebrações para que as pessoas possam se envolver e apoiar as comunidades locais.

Assim como informações e recursos úteis sobre organizações indígenas, programas de apoio e recursos disponíveis para aqueles que desejam se envolver, aprender e apoiar as comunidades indígenas.

E os grandes temas do momento, com tópicos como preservação ambiental, direitos indígenas e quilombolas, revitalização cultural, saúde e bem-estar, educação e outros temas de importância para a comunidade.

No Tocantins é o primeiro programa do gênero, mas o tema já tem espaço em rádios mundo afora, e no Brasil também, já que o tema Quilombolas, é assunto brasileiro. É importante destacar que há uma variedade de programas de rádio indígenas e quilombolas em diferentes países e regiões. Essas iniciativas desempenham um papel vital na preservação da cultura indígena e na promoção da conscientização e respeito por suas comunidades.

O objetivo é promover a conscientização, a valorização e o respeito pelos povos indígenas, além de fornecer uma plataforma para que eles possam compartilhar suas vozes e histórias. 

Realização UNITINS FM (96,1 FM)

Apresentação: Marco Aurélio Jacob (Publicitário, Documentarista, especialista em Semiótica e Cultura e História dos Povos Indígenas)

Apresentador Convidado: André Demarchi (Antropólogo UFT)

Duração: 60 min

Horário de Veiculação: Toda quinta-feira das 20h às 21h

Antropólogo André Demarchi na aldeia Ava Canoeiro.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.