Saúde

Saúde e qualidade de vida na busca pela longevidade: 5 dicas para ter uma velhice saudável

Vamos entender melhor sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Por Redação 750
Comentários (0)

04/08/2019 10h18 - Atualizado há 4 anos
Longevidade e qualidade de vida

Você já percebeu como a expectativa de vida aumentou? As pessoas estão vivendo cada vez mais!

Por isso, cuidar da saúde e prezar por uma qualidade de vida são fatores essenciais para quem deseja atingir a idade com tranquilidade e sem “dores de cabeça” com problemas de saúde.

Vamos entender melhor sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Dicas para atingir uma longevidade saudável

         Mais importante do que promover a longevidade é atingir a velhice estando saudável (tanto fisicamente quando psicologicamente).

         Por isso, hoje vamos conferir algumas dicas para viver a vida com saúde, aumentando os nossos anos de vida e tendo qualidade.

         Vamos lá?

Dica 1: Mude sua alimentação

         Se você ainda não pratica hábitos alimentares saudáveis, é hora de mudar drasticamente a sua alimentação.

         Elimine os industrializados, corte o excesso de açúcar e sal e exclua as gorduras saturadas. Para isso, esqueça dos embutidos, dos fast foods, refrigerantes e comidas congeladas.

         Inclua em sua alimentação componentes que previnem uma série de doenças, como: salmão, atum, oleaginosas, frutas, verduras, legumes, sucos naturais de frutas, chá verde, azeite natural virgem e alimentos ricos em ômega 3.

         Quando o assunto é prevenir doenças cardiovasculares (que costumam ser comuns com a idade), capriche no consumo de peixes pelo menos duas vezes por semana. As oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas e avelãs) também podem ajudar muito com o problema.

         Para prevenir problemas nas articulações (como artrite e artrose), você pode focar em nutrientes anti-inflamatórios, como: frutas vermelhas, linhaça, folhas verdes, gengibre, abóbora, chocolate amargo e abacate. Eles também costumam ser remédios naturais no combate das dores e aumento da imunidade natural do corpo.

         Há quem defenda que a nutrição e a suplementação são fatores cruciais para a manutenção da longevidade. Por isso, é ideal você contatar um especialista que analise suas necessidades e proponha uma dieta rica em nutrientes que necessite. Isso irá aumentar (e muito) a sua saúde, te deixando com ainda mais anos de vida.

Dica 2: Pratique exercícios físicos

         O sedentarismo é um grande problema da sociedade atual. Muitos relatam falta de tempo e preguiça para realizar atividades físicas.

         Mas praticar exercícios físicos se trata muito mais do que um fator estético. Tais atividades são verdadeiras promotoras de saúde e longevidade.

         Praticando exercícios físicos, estamos fazendo a movimentação de todo o corpo, estimulando o gasto e a queima de gordura corporal, ativando o metabolismo celular e promovendo a liberação de hormônios relacionados com o bem-estar. Por isso, são a chave para manter o corpo e a mente em dia.

         Existem inúmeras opções de modalidades, como por exemplo:

  • Aeróbicas (proporcionam maior queima calórica), como: jump, dança, corrida, pedalada, caminhada e natação.

  • Anaeróbicas (contribuem para massa magra e definição corporal), como a musculação.

Você pode escolher a que mais gere prazer, mas o ideal é focar em pelo menos duas modalidades, uma aeróbica e outra anaeróbica, deixando o corpo ainda mais saudável e bonito.

         Lembre-se que muitos exercícios físicos, como o alongamento e a yoga podem fazer muito bem para o cérebro, proporcionando o relaxamento e ajudando a tratar até problemas psicológicos e cognitivos. Por isso, são essenciais para quem deseja conquistar mais anos com uma vida saudável.

Dica 3: tenha um sono de qualidade

         Há quem pense que esse tópico é besteira, mas dormir bem contribui para toda a regulação hormonal do corpo.

 Quando os hormônios não estão regulados, vários processos não correm bem: muitas pessoas acabam engordando, aumentando os riscos de morte e apresentando várias patologias associadas (como a insônia, por exemplo). Além de tudo, isso interfere no bem-estar e no emocional, contribuindo para a indisposição, estresse e cansaço.

Dica 4: controle o estresse

         Não é só a saúde física que é importante. A saúde mental é mais do que essencial. Afinal, mente e corpo estão mais vinculados do que podemos imaginar.

         Um dos maiores problemas de saúde da atualidade são as doenças relacionadas com o psicológico, como a ansiedade e a depressão. Se não forem tratadas, podem aumentar drasticamente os sintomas físicos e comprometer toda a saúde.

         Uma mente não controlada pode aumentar os riscos de AVC e infarto, além de poder levar até ao óbito.

         Procure realizar atividades que te proporcionam o bem-estar e te façam feliz. Evite as preocupações, o medo e o estresse e elimine da sua vida as coisas relacionadas com tais fatores.

         Viva uma vida mais tranquila. A meditação, massagens, acupuntura e aroma terapia podem ser soluções alternativas muito indicadas para manter a saúde mental sob controle, por isso, vale a pena encontrar algo que esteja de acordo com suas necessidades e funcionem como uma terapia natural.

         Muitas complicações também se relacionam com questões estéticas e de imagem corporal, por isso, optar por procedimentos estéticos podem aumentar a autoestima e revitalizar o bem estar psicológico e social.

         Em caso de problemas, procure sempre ajuda médica ou de um profissional especializado, como um psicólogo. Alguns casos requerem terapia e merecem cuidados especiais. Mas não esqueça que a prevenção e tratamento são mais importantes do que deixar passar... cuide da sua mente!

Dica 5: cultive hábitos saudáveis

         Elimine da sua vida hábitos que não fazem bem para a saúde. O maior inimigo desse assunto é o hábito de fumar.

         Por isso, para viver bem, é aconselhado parar de fumar. O cigarro é responsável por uma série de doenças pulmonares, cardiovasculares e contribui drasticamente para o envelhecimento precoce, podendo levar ao desenvolvimento de vários tipos de câncer. Assim, abandonar o cigarro pode te somar vários anos de vida e te poupar de uma série de lesões.

Outros aspectos importantes

         Para ter uma vida longa e saudável, é importante adotar uma série de hábitos saudáveis ainda hoje, eliminando aqueles que são prejudiciais.

         Não esqueça de adotar uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, cuidar da mente e descansar bem o corpo. São pequenas atitudes diárias, mas que podem contribuir com a vida mais do que se imagina!

         Gostou do conteúdo de hoje sobre saúde e qualidade de vida? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.