Esporte

Atletas do Tocantins trazem medalhas de ouro e prata de competição internacional de Jiu-Jítsu

Competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu.

Por Redação
Comentários (0)

13/03/2023 11h20 - Atualizado há 1 ano
Os lutadores já possuem histórico em competições pelo Brasil

O Tocantins se destacou mais uma vez em competições do eixo internacional. Atletas do estado marcaram presença no evento Curitiba Summer International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship, que aconteceu no Ginásio do Tarumã, no Paraná, nos dias 11 e 12 de março.

Os atletas de Palmas, Wesley Rodrigues (Lelinho) e Anderson Valadão conquistaram medalhas de ouro e prata, respectivamente, sendo as vitórias um marco para o Tocantins, que pela primeira vez teve atletas vencedores na competição.

O Curitiba Summer International Open IBJJF Jiu-Jitsu é organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ), reuniu mais de 3 mil atletas do Brasil e de outros países. O Open acontece em vários estados do país e do mundo, e assim como nas demais, a edição em Curitiba contabiliza o somatório de pontuação para projetar atletas na disputa do Mundial, que este ano acontece no segundo semestre.

Foi nesse contexto que o faixa preta em jiu-jítsu, Wesley Rodrigues, o Lelinho, faturou o primeiro lugar na modalidade sem kimono (No-Gi), onde o atleta levou a melhor em três lutas, trazendo o ouro pra casa ao vencer os lutadores Jorge Nelson (bronze) e Carlos Yago (prata), ambos de Santa Catarina. O representante do Tocantins também lutou na modalidade com kimono, conquistando a medalha de prata, na categoria de faixa preta Master, até 82kg.

“É uma conquista inédita, mais um evento internacional na carreira. Eu nunca lutei no Open, um evento que a Federação realiza em vários estados e cidades do mundo, o que atrai um público gigantesco, principalmente de países sul-americanos, e já no primeiro evento ganhar uma prata e um ouro é de fato um resultado muito importante”, comemora Lelinho.

Outro representante do estado a subir ao pódio foi o atleta Anderson Valadão, que ficou em segundo lugar na categoria Master 2, super pesado até 100 kg, faixa branca. Anderson enfrentou o catarinense, Thiago Brigola, em uma disputa acirrada, conquistou a medalha de prata. “O meu oponente foi um judoca, então para mim foi um pouco mais difícil, mesmo assim achei o resultado excelente, pois foi perfeito está lá em cima do pódio”, afirma Anderson, que iniciou nas artes marciais há cerca de um ano e meio.

Para o atleta, a medalha de prata tem muita representatividade, porém o jovem garante que o jiu-jítsu tem lhe rendido muitos outros bons frutos. “Eu comecei nas artes marciais para controlar a depressão e ansiedade, não tinha intenção nenhuma de competir. Mês que vem embarco pra Irlanda, onde fui convidado para estudar e treinar jiu-jítsu, isso devido aos meus resultados em competições”, comenta o medalhista de prata, que também subiu ao pódio no ano passado.

Os atletas representam o time Caio Terra Association, e as vitórias são muito significativas para o Tocantins, que vem crescendo nas artes marciais. Wesley, reforça que toda a dedicação nos treinos vem surtindo efeito e que o incentivo ajuda muito para o esporte crescer, uma vez que o atleta conseguiu custear a viagem com ajuda dos patrocínios do Instituto Tocantinense de Tratamento a Obesidade - ITTO, Cadmis - Soluções Contábeis e Administrativas e Grow Suplementos. 

“Foram seis lutas e por pouco não ganhei ouro também na categoria com kimono. Os treinos estão voltados para competições, a nossa meta agora é o Brasileiro e esses resultados são ótimos, mostram que estou no caminho certo”, finaliza Wesley. 

Vitórias em outras competições 

Os lutadores já possuem histórico em competições pelo Brasil. Os dois atletas disputaram no mês de novembro, o Mundial de Jiu-Jítsu Esportivo 2022, em São Paulo. Na oportunidade, Anderson faturou a medalha de prata, na categoria adulto faixa branca até 100 kg, e Lelinho foi medalha de bronze, na categoria adulto faixa preta, até 88 kg, sendo o único faixa preta do Tocantins a subir no pódio no Mundial Esportivo, sendo esse o maior evento de jiu-jítsu, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE).

No Tocantins, Wesley Rodrigues foi eleito, pela Federação Tocantinense de Jiu-Jítsu (FTJJ), melhor faixa preta de 2022, pelo desempenho em competições na temporada do ano passado, ocupando assim o primeiro lugar no ranking estadual.

Curitiba Summer International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.