Seet
Sobral – 300×100

Cerca de 28 toneladas de pneus velhos são destinadas para reciclagem em Xambioá

Agnaldo Araujo -
Foto: Ascom
Os pneus estão sendo destinados para reciclagem após parceria da prefeitura

Cerca de 28 toneladas de pneus sem utilidade foram destinados para a reciclagem em Xambioá. A destinação adequada desse material foi possível devido a existência de uma parceria firmada entre a prefeitura da cidade e a Cooperativa Reciclanip (Cooperativa de Coleta de Pneus Inservíveis).

Segundo a empresa que receptou os pneus, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis no Brasil é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis.

Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

Conforme a prefeitura, a quantidade de pneus sem uso em Xambioá tem aumentado consideravelmente nos últimos anos devido os serviços de transportes realizados para o apoio das atividades da Unidade da Votorantim Cimentos em Xambioá.

O recolhimento ocorre trimestralmente ou quando houver a necessidade. A comunicação é mantida por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que aciona a empresa para que se possam levar os pneus.

Os pneus foram recolhidos pelos agentes de endemias, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes, nas borracharias e residências. Após, eles foram armazenados em um local apropriado para que pudessem ficar protegidos da chuva e diminuir o acúmulo de água, que possibilitariam os focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Comentários pelo Facebook: