Sobral – 300×100
Seet

Edimar Leandro propõe projeto de captação da água das chuvas nas escolas de Araguaína

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
Anteprojeto entregue ao secretário de educação do município

Márcia Costa//AF Notícias 

O vereador Edimar Leandro (PRP) defende a implantação de um projeto destinado à captação da águas das chuvas e condicionadores de ar nas creches e escolas de Araguaína. O anteprojeto de lei sobre o assunto foi entregue nessa semana ao secretário municipal de Educação, Jocirley de Oliveira.

O vereador argumenta que a captação de água para ser reutilizada é uma ferramenta de gestão inovadora que nasce da necessidade de modernização sustentável. Isso permite que os educadores e alunos tenham consciência ecológica no sentido de evitar o desperdício.

“As escolas e creches de Araguaína serão modelos de consciência ambiental. A educação foi escolhida como a primeira área a ser implantada o projeto porque também vai conscientizar as crianças e jovens, que levarão a ideia do uso sustentável da água para suas famílias”, disse o vereador.

Edimar Leandro ressaltou que já existe crise hídrica em alguns Estados brasileiros, mas há meios de evitar que a população araguainense sofra com esse problema futuramente. “Não podemos esperar que essa crise chegue em Araguaína para começarmos a fazer o uso responsável da água. Hoje não faltam soluções práticas e produtos sustentáveis, como é o caso dos sistemas de captação de água”, pontuou.

O vereador também explicou que os sistemas de captação de água de chuva e de condicionadores de ar é um método muito eficiente de reaproveitamento da água. O sistema trata, armazena e devolve a água limpa e adequada para uso não potável, o que gera considerável economia financeira.

“A água coletada servirá para a limpeza dos pátios das escolas, salas de aula e também para descarga dos sanitários. A água da chuva é limpa e pode ser usada para atividades que dispensam o uso da água tratada, como regar plantas, lavagem de quintal e calçadas e irrigação de hortas”, explicou o vereador.

Comentários pelo Facebook: