A intenção de consumo para o Dia das Mães deste ano, celebrado no dia 8 de maio, é menor que no ano passado nas três maiores cidades do Tocantins, é o que revela uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Araguaína e Gurupi . Segundo a pesquisa, 58,5% do entrevistados têm intenção de presentear na data. Em 2015, a intenção era 72,7%. Para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, os resultados da pesquisa refletem o cenário econômico do país. “
Se você juntar o alto custo do crédito, o aumento do nível de endividamento e também do desemprego, só pode dar nisso: um menor consumo numa data tão especial para o brasileiro e tão importante para o comércio”, ressaltou. A pesquisa ouviu o total de 1.194 pessoas, sendo 401 em Palmas, 399 em Araguaína e 394 em Gurupi.
Araguaína Em Araguaína, 58,9% dos entrevistados afirmaram que pretendem presentear alguém na data, o número supera os da capital, onde 54,4% revelaram ter intenção de presentear. Itens de vestuário lideram as intenções de compras dos araguainenses, sendo os preferidos por 33,7% dos entrevistados. No que se referem ao valor dos presentes, 28% pretende gastar entre R$50 e R$100. O pagamento em dinheiro foi a forma mais citada pela maioria, 54,5%, mas para os que pretendem parcelar a compra, o número de parcelas mais citado foi em três vezes (54,8%). O local de compra mais lembrado da maioria dos araguainenses foi o comércio de rua, citado por 73,4%. O fator decisivo para a compra, para 31% dos entrevistados, será o desconto no preço. E 63,4% dos araguainenses disseram ter presenteado na mesma data em 2015.
Estratégia contra a crise Pensando em aquecer o comércio, aumentando as vendas para a data comemorativa, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) lançou a campanha
Minha Mãe é Fantástica, que dará a 10 mamães um Dia Fantástico. A campanha segue até 14 de maio, com sorteio no próximo dia 17. As lojas participantes da campanha estão identificadas com o adesivo em suas vitrines. Cada compra dará direito ao cliente um cupom da promoção.