Seet
Sobral – 300×100

Nova pista para provas e aulas práticas de moto em Araguaína aumenta grau de dificuldade

Redação AF - |
Foto: Felix Carneiro
Araguaína recebe nova pista para provas e aulas práticas de moto

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) entregou aos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de Araguaína, a nova pista exclusiva para curso e exames de prática veicular categoria A (moto).

A nova pista é a segunda maior do estado, fica atrás apenas da pista de Palmas, localizado na sede do Detran. Em apenas duas semanas, de 22 de fevereiro a 2 de março, foram realizados 66 exames de direção veicular. Destes, 67% aptos e, apenas, 33% inaptos. As aulas do curso de aprendizagem categoria A, só serão válidas quando realizadas na pista de provas do órgão.

Os horários e datas das provas de exame veicular estão sendo cumpridos de acordo com o cronograma da Banca Examinadora, que informa, através do sistema do Detran, aos Centros de Formação de Condutores (CFCs). O cronograma também está disponível no site do órgão www.detran.to.gov.br.

Para o gerente da Banca Examinadora, Dionelson Brito, a nova pista proporciona um grau maior de dificuldade. Dessa forma, prepara com mais qualidade os futuros motociclistas, além do que, o tamanho da pista faz uma aproximação do percurso com a realidade do trânsito.

Informações técnicas da pista

A pista de motos tem ziguezague (slalow) com cinco cones alinhados com distância, entre eles, de três metros e cinquenta centímetros (3,5 m); duas rotatórias circulares que permitem manobra em formato de “8” (oito); uma prancha ou elevação com oito metros de comprimento (8 m), com trinta centímetros de largura (30 cm) e três centímetros de altura (3 cm), com entrada e saída chanfradas; quatro curvas sequenciais de 90º (em L); dois sonorizadores com réguas de largura e espaçamento de oito centímetros (8 cm) e altura de dois centímetros (2 cm) e cinco milímetros (5 mm) na largura da pista, com dois metros e cinquenta e dois centímetros de comprimento (2,52 m).

Comentários pelo Facebook: