Seet
Sobral – 300×100

Resultado das urnas comprova seriedade das pesquisas do AF, as únicas que retrataram a realidade

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Advogado e diretor do AF Notícias, Arnaldo Filho.

Arnaldo Filho – Diretor do AF Notícias

Pronto, terminaram as eleições e já foram apuradas 100% das urnas. Agora temos os percentuais da verdadeira pesquisa de intenções de votos em Araguaína (TO). Agora também sabemos quais profissionais e veículos de comunicação estavam trabalhando com seriedade e quais instituições/jornais não foram criteriosos ao divulgar pesquisas eleitorais.

Eu, Arnaldo Filho, fui bombardeado nas redes sociais com calúnias e difamações a cada rodada de pesquisa divulgada pelo AF Notícias. Montagens de todos os tipos, que nem quero lembrá-las, com os piores ataques à minha honra e imagem, pessoas querendo, por tudo, me vincular a grupos políticos e dizer que a pesquisa era manipulada. Mas resistimos, fizemos uma cobertura eleitoral séria, com responsabilidade, dando espaço a todos os candidatos para divulgarem suas propostas, diariamente.

Mas na política o jogo é sujo. Vale tudo: mentir, atacar as famílias das pessoas, divulgar notícia falsa, caluniar e difamar os outros. Depois de fazerem inúmeras montagens usando a logomarca do AF Notícias e até fotos pessoais minhas, pessoas sem escrúpulos tentavam também descobrir o nome da minha esposa para vasculhar sua vida. Respondo: ela não é contratada em nenhum Município.

Infelizmente, precisei levar o caso à polícia. A política passou, mas uma ofensa proferida não volta atrás. Há assessores políticos e candidato derrotado que responderá criminalmente por calúnia e difamação.

Resultado das urnas comprova seriedade da pesquisa do AF

Agora, com 100% das urnas apuradas, sabemos qual a única pesquisa que estava correta. Dimas obteve 40,80% dos votos válidos; Valderez teve 30,8%; Olyntho Neto, 21,35% e Paulo Roberto, 3,64%. Os demais pontuaram menos de 2%.

Na nossa última pesquisa, realizada nos dias 27 a 29 de setembro, e divulgada no dia 30, apontamos que Dimas teria 44% dos votos válidos; Valderez teria 25% e Olyntho, 22%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, acertamos em cheio o resultado de Dimas, Olyntho, Paulo Roberto e dos demais. Em relação a Valderez, a candidata teve apenas 2% acima da margem de erro, nada considerável, mas explico o motivo dessa pequena diferença.

Nos dias 30 de setembro, 01 e 02 de outubro, o grupo de Valderez lançou nas redes sociais um movimento “Voto útil – todos contra Dimas”. Falavam aos eleitores de Olyntho e Paulo Roberto que apenas Valderez teria chances de derrotar o prefeito. Isso surtiu um pequeno efeito positivo.

As pesquisas incoerentes

Dizem que os bons pagam pelos maus. Isso é verdade. Enquanto divulgávamos pesquisas verdadeiras, outros veículos e instituições divulgavam pesquisas incoerentes. Diante disso, sofremos os ataques pelo fato de que todas as outras pesquisas mostravam o contrário das nossas.

No dia 15 de setembro, pesquisa encomendada pela FIETO deu apenas 15,5% ao prefeito Ronaldo Dimas. Na segunda rodada, divulgada um dia antes da eleição, dobrou esse percentual para 32,1%, mas ainda muito longe dos 40,80% de votos que o candidato obteve. É também muito improvável que o candidato tenha crescido 1% ao dia nesse período.

O Jornal Stylo de Palmas também registrou três pesquisas em Araguaína. Em duas, a candidata Valderez liderava com larga vantagem e, na última, divulgada dois dias antes da eleição, a deputada apareceria na frente com 31,43%. Dimas tinha 28%.

Outra pesquisa divulgada por um portal de notícias de Araguaína, faltando uma semana para eleição, Valderez também liderava com 30,8%.  Dimas tinha 26,3%.

Pelos resultados das pesquisas, e agora comparando com o resultado das urnas, parece que muita gente entrou na onda “todos contra Dimas”.

Nós estávamos trabalhando com a seriedade de sempre, mas com tantos resultados diferentes, era natural que algumas pessoas questionassem os resultados das nossas pesquisas. Contudo, a verdade tarda, mas não falha!

Eu jamais jogaria 6 anos de Portal AF Notícias no lixo por causa de uma campanha eleitoral. Fica a reflexão! Muito obrigado pela atenção e reafirmamos o nosso compromisso com a seriedade.

Comentários pelo Facebook: