Seet
Sobral – 300×100

Técnico de futebol volta à sala de aula depois de 25 anos por incentivo do filho

Agnaldo Araujo - |
Foto: Marcos Filho
O técnico volta à escola após 25 anos

“Sensação boa é poder aprender com meu filho. Juntos caminhando na mesma direção, rumo à faculdade”, assim o treinador do time de Araguaína Sparta, Divino Fernandes Pedro, o Fernando Brasília, de 46 anos, descreve a sensação de voltar a estudar após 25 anos. O incentivo foi do seu filho, Mateus Soares Rocha, de 20 anos. Os dois dividem juntos experiências e sonham em se formarem no curso de educação física.

Na semana em que se comemora o Dia dos Pais, Fernando Brasília é exemplo de perseverança. O treinador conta que foi jogador profissional e, por esse motivo, sempre mudava de cidade e assim ficava difícil estudar. “Os jogadores antes não investiam no estudo, hoje é tudo diferente, se não estudamos ficamos para trás. O estudo leva você a buscar um emprego melhor, qualificar para concursos e ajuda a realizar o sonho da faculdade”, disse.

O treinador tem seis filhos, mas foi o enteado Mateus que o incentivou a voltar para a sala de aula. “Minha mãe já faz educação física. Agora eu e meu pai vamos fazer o mesmo curso, visto que já trabalhamos no time do Sparta. Quero ser treinador ou preparador físico e atuar em times de futebol”, afirmou Mateus.

SONHANDO JUNTOS

O jovem disse que sempre ajudava o pai nas tarefas escolares e que ele, com o seu exemplo, mostrou que nunca deve desistir de um sonho. “Eu não era muito focado, mais quando vi a força dele percebi que eu também não podia parar. Ele é um exemplo de perseverança e que não há idade para começar os estudos”, disse Mateus.

Fernando Brasília havia estudado só até a terceira série do ensino fundamental, retornou à sala de aula em companhia de Mateus e já está no 9º ano. Ele estuda pelo projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá. Este ano, Mateus começou a estudar o ensino regular e está na 1ª série do Ensino Médio.

DIA DOS PAIS

No Brasil, o dia dos pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto e há registros que a primeira comemoração foi no dia 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, pai de Maria, a mãe de Jesus. (Gláucia Mendes).

Comentários pelo Facebook: