Sobral – 300×100
Seet

Tocantins e Instituto Ayrton Senna firmam parceria para programas de alfabetização

Agnaldo Araujo -
Foto: Pedro Barbosa
Marcelo Miranda assina o termo de cooperação

Em solenidade realizada em São Paulo, o governador do Tocantins Marcelo Miranda (PMDB) assinou um termo de cooperação, firmado entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e o Instituto Ayrton Senna (IAS), para a retomada dos programas “Se Liga”, “Acelera Brasil” e “Circuito Campeão“. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (30/03).

Marcelo Miranda destacou a formação integral que será desenvolvida com a execução dos programas. “Os programas ‘Se Liga’, ‘Acelera’ e ‘Circuito Campeão’ vão ajudar o Tocantins a, não apenas estabelecer números quantitativos, mas ajudar a formar cidadãos de bem, cumpridores dos seus direitos e deveres. Estamos recuperando a educação do nosso Estado. Já são 55 os municípios que aderiram ao programa e com certeza todos verão os resultados“, ressaltou.

Os programas serão executados pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Para a titular da pasta, Wanessa Zavarese Sechim, é grande a  expectativa de bons resultados. “Lá atrás já tivemos excelentes resultados, e para garantir a continuidade do sucesso dos alunos, na idade certa, estamos retomando os programas. Com essa parceria estamos criando condições para avançarmos no processo de ensino e aprendizagem”, disse.

É preocupante ver que, em pleno século XXI, ainda não conseguimos alfabetizar plenamente nossas crianças, algo que deveria ser básico. Este assunto é urgente, já que a alfabetização é a base para o desenvolvimento escolar e futuro dos estudantes”, disse Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna. “Além disso, precisamos criar oportunidades para que os alunos desenvolvam, ainda na escola, letramentos que vão além da alfabetização clássica, como o socioemocional, científico, digital e corporal, que são novas demandas do século XXI que já chegaram e que não podem esperar”, complementou.

Formação

O Instituto promoverá a formação de mais de 2 mil educadores, entre professores e gestores da Secretaria de Educação. A estimativa da Seduc é que cerca de 45 mil alunos sejam beneficiados: 32 mil da rede municipal do 1º ao 5º ano do ensino fundamental; e 12.080 alunos matriculados na rede estadual. Os relatórios de acompanhamentos pedagógicos, intervenções e avaliações do processo e dos resultados obtidos serão acompanhados por meio do Sistema Instituto Ayrton Senna de Informação (SIASI).

Os programas

Os programas visam à união de esforços para que as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) sejam alcançadas pelo Estado do Tocantins. A perspectiva é que com o “Se Liga Tocantins” sejam alfabetizados os alunos de 09 a 14 anos de idade que estejam em distorção idade-série, matriculados nas turmas do 3º ao 5º Ano; já o “Acelera Brasil” busca eliminar a defasagem entre a idade do aluno e o ano por ele cursado, que estejam devidamente alfabetizados; enquanto o “Circuito Campeão” propõe o gerenciamento da aprendizagem dos alunos, também com foco nos primeiros anos do ensino fundamental.

As ações serão executadas nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); e os com maior índice de alunos em distorção idade-série. Os municípios que não se encaixam nesses critérios poderão aderir aos programas com recursos próprios e o Estado disponibilizará equipe de formadores e apoio à supervisão in loco. (Secom)

Comentários pelo Facebook: