Pesquisa: 63% dos araguainenses pretendem presentear no Dia dos Pais
Por Redação AF
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18/07/2014 15h29 - Atualizado há 5 anos
<span style="font-size:14px;">Pesquisa realizada pelo Curso e Tecnologia Logística do Câmpus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com o Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento indica que mais de metade da população de três cidades tocantinenses têm a intenção de comprar presentes por ocasião do Dia dos Pais. Em Araguaína e Gurupi a intenção de compra é de 63%, e em Palmas 52,8%.<br /> <br /> O levantamento, coordenado pelo professor Delson Gomes, faz parte da série de estudos sobre a expectativa de consumo e o perfil dos consumidores com relação a datas comemorativas, que já apurou este ano dados em relação à Páscoa, ao Dia das Mães e ao Dia dos Namorados. O objetivo é oferecer aos empresários informações confiáveis para o planejamento de vendas.<br /> <br /> Para o Dia dos Pais, os presentes mais procurados são peças de vestuário: 38% dos entrevistados no interior e 40% dos entrevistados na capital informaram ser esta a primeira opção de presente. Calçados, perfumes, celulares e relógios também aparecem nas primeiras posições da lista.<br /> <br /> A maior parte dos entrevistados pretende comprar de um a dois presentes, pagando principalmente à vista, e cerca de 30% quer gastar no máximo R$ 100. Além disso, para os consumidores pesquisados, descontos, promoções e o atendimento são os principais fatores que influenciam a decisão na hora da compra. Os resultados da pesquisa na íntegra podem ser conferidos aqui.<br /> <br /> Em cada cidade 400 pessoas responderam ao questionário com 16 perguntas fechadas entre os dias 30 de junho e 03 de julho. A margem de erro dos resultados é de 5% para mais ou para menos.<br /> <br /> <u><strong>Próximas pesquisas</strong></u> - Até o fim deste ano ainda serão feitos estudos sobre a tendência de compras para o Dia das Crianças (12 de outubro) e o Natal (25 de dezembro), além de sondagens com os empresários sobre os resultados após a passagem das datas comemorativas.</span>