<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size:14px;">Após assumir a Secretaria Municipal da Fazenda de Araguaína, Alberto Sousa Brito se deparou com uma situação no mínimo desconfortável. Conforme informações apuradas pelo <strong><em>AF Notícias</em></strong>, o sistema eletrônico da secretaria destinado aos setores de IPTU, Crédito Educativo, Dívida Ativa, Coletoria, Imobiliário dentre outros, está com o acesso interrompido pelo técnico responsável que exige a renovação do contrato com a Prefeitura de Araguaína, que venceu no dia 31 de dezembro.<br /> <br /> Conforme o contrato celebrado com a empresa Biosoft Segurança, através do seu representante Fábio Nunes de Luna, e assinado em abril de 2012, a prefeitura teria até o quinto dia útil do mês subsequente para efetuar o pagamento. Porém, segundo o secretário Alberto, a gestão passada efetuou o pagamento antecipado, dia 28 de dezembro, e já no dia 01 de janeiro o acesso ao sistema foi bloqueado deixando a população desassistida dos serviços da secretaria da Fazenda.<br /> <br /> Ainda conforme o secretário, a Procuradoria Geral do Município já foi informada para tomar as medidas cabíveis, tendo em vista o Princípio da Continuidade dos Serviços Públicos. <em>“A população ficou desassistida e estamos tomando as providências cabíveis e encaminhando o caso a Procuradoria para que, entendendo cabível, possa adotar as medidas legais e responsabilize a quem de direito para fazer as coisas funcionarem normalmente”</em>, afirmou o secretário Alberto Sousa Brito. <br /> <br /> O prefeito Ronaldo Dimas (PR), também falou sobre o assunto ao Portal T1 Noticias. Dimas reclamou também que até o momento, não teve acesso aos dados mais importantes da Prefeitura porque o técnico responsável pelo processamento dos dados da Secretaria da Fazenda travou o sistema exigido um novo contrato. <em>“Estamos com dificuldades em acessar os dados porque um técnico responsável pelos dados travou o sistema. Ele está fazendo chantagem dizendo que só vai destravar o sistema se a Prefeitura fizer um novo contrato, por isso, ainda não tivemos acesso a maioria dos dados”</em>, reclamou o prefeito.</span><br /> <br /> <span style="font-size:14px;"><u><strong>O outro lado</strong></u><br /> <br /> O <strong><em>AF Notícias</em></strong> entrou em contato com o representante da empresa, Fábio Nunes de Luna. Segundo ele, o sistema foi travado apenas para mudar o período de apuração de 2012 para 2013. Mas como o contrato havia finalizado em 31 de dezembro, o mesmo ficou impossibilitado de providenciar a atualização do sistema.<br /> <br /> <em>“Na verdade não houve um travamento. O sistema foi travado no ano 2012 para abertura de 2013. Como não tinha mais vínculo com a prefeitura eu fiquei sem acesso à secretaria da fazenda. Mas o secretário não quis entender. Era para ter feito essa atualização no dia 1º para não causar transtornos aos contribuintes”</em>, explicou.<br /> <br /> Ainda conforme Fábio, a atualização do sistema consome metade do expediente. <em>“Até o momento ainda não foi feito a virada 2012 para 2013 porque o pessoal não permitiu que eu fizesse. O secretario Alberto disse que iria conversar com o prefeito para dar um retorno, mas o sistema ainda está com o acesso liberado para o ano de 2012”</em>, concluiu.</span></div>