<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size: 14px;"><u><strong>Da Redação</strong></u><br /> <br /> Em nota, a Diretoria da Pró-Saúde – Projeto Araguaína, responsável pela administração das unidades hospitalares do município, se pronunciou sobre o atendimento de crianças, juntamente com adultos e idosos, na Unidade de Pronto Atendimento do Araguaína Sul.</span><br /> <br /> <span style="font-size:14px;">Conforme a nota, os atendimentos prestados na UPA estão fundamentados no que diz a portaria do Ministério da Saúde que garante o atendimento 24 horas por quatro profissionais médicos, sendo dois nas especialidades de Pediatria e dois em Clínica Médica, e assegura o atendimento de porta aberta para atendimento de urgência e emergência.<br /> <br /> Ainda conforme a nota, os pacientes da UPA são atendidos conforme o “Acolhimento com Classificação de Risco, em ambiente especifico, considerando a identificação do paciente que necessite de tratamento imediato, com estabelecimento do potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, de modo a priorizar atendimento em conformidade com o grau de sofrimento ou a gravidade do caso.<br /> <br /> Segundo a Pró-Saúde, o MS não faz inferência em relação à idade dos pacientes. O texto afirma que a unidade de saúde tem como finalidade “prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade”.<br /> <br /> <u><strong>Separação de crianças e adultos</strong></u><br /> <br /> Sobre os questionamentos em relação à separação de salas de pacientes infantis e adultos, o projeto estrutural da UPA advindo do Ministério da Saúde é padronizado e, no caso de Araguaína, não dispõe de espaço para uma sala específica de espera infantil.<br /> <br /> Segundo a nota, por atender em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências, a UPA 24 horas de Araguaína passou em agosto do ano passado pela avaliação do Ministério, na qual foi qualificada.<br /> <br /> <strong><u>Solidariedade</u></strong><br /> <br /> Ainda segundo os esclarecimentos, o Projeto Araguaína se solidariza com a angústia da espera para atendimento médico, porém todas as medidas para minimizar essa situação já estão sendo adotadas pela Diretoria.<br /> <br /> <span style="color:#0000cd;"><u><strong>Confira a nota completa</strong></u></span><br /> <br /> <em>A Diretoria do Projeto Araguaína vem a público esclarecer as informações que compõem a matéria “MPE oficiará Pró-Saúde e Secretário Rubens Neves sobre atendimento de crianças”, divulgada no dia 30 de janeiro, em ambos portais. Diante das denúncias, com base em procedimentos hospitalares adotados pelo Ministério da Saúde (MS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), esclarecemos que:<br /> <br /> Os atendimentos prestados na Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro – UPA 24 horas, estão fundamentados no que diz a portaria do MS, de nº 2.648 de 07 de Novembro de 2011, que redefine as diretrizes para implantação das unidades de saúde, que garante o atendimento 24 horas por quatro profissionais médicos, sendo dois nas especialidades de Pediatria e dois em Clínica Médica, e assegura o atendimento de porta aberta para atendimento de urgência e emergência;<br /> <br /> O mesmo documento destaca que os pacientes da UPA são atendidos conforme o “Acolhimento com Classificação de Risco, em ambiente especifico, considerando a identificação do paciente que necessite de tratamento imediato, com estabelecimento do potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, de modo a priorizar atendimento em conformidade com o grau de sofrimento ou a gravidade do caso; e de procedimentos administrativos”, preconiza o MS;<br /> <br /> Além disso, a portaria assegura também as responsabilidades da UPA, não fazendo inferência, portanto, em relação à idade dos pacientes. O texto afirma que a unidade de saúde tem como finalidade “prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade”;<br /> <br /> Sobre os questionamentos em relação à separação de salas de pacientes infantis e adultos, o projeto estrutural da UPA advindo do Ministério da Saúde é padronizado e, no caso de Araguaína, não dispõe de espaço para uma sala específica de espera infantil;<br /> <br /> Por atender em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências, a UPA 24 horas de Araguaína passou em agosto do ano passado pela avaliação do Ministério, na qual foi qualificada pelo ministro Alexandre Padilha, conforme a Portaria nº 2.664, de 23 de novembro de 2012, publicada no Diário Oficial da União (DOU);<br /> <br /> Por fim, acrescentamos que o Projeto Araguaína se solidariza com a angústia da espera para atendimento médico, porém todas as medidas para minimizar essa situação já estão sendo adotadas pela Diretoria.<br /> <br /> Lamentamos pelas informações desencontradas e nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos.</em></span></div>