<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size:14px;"><u><strong>Rogério Cogo</strong></u><br /> <br /> Nesta semana podemos dizer que o “ano se iniciou de fato”, e o foco de nossa primeira temática de 2013 será dado à importância dos controles estratégicos e operacionais de gestão aplicados na estrutura das empresas diariamente...<br /> <br /> Mas o que seria “aplicar controles estratégicos e operacionais de gestão” na prática empresarial?<br /> <br /> De uma forma geral, com a globalização e com os avanços tecnológicos, os colaboradores passaram a ser mais exigidos por um desempenho eficaz e eficiente em sua esfera de atuação, bem como os controles pessoais e culturais começaram a fazer parte do cotidiano desses colaboradores, uma vez que eles próprios buscam alcançar os objetivos e metas que lhes são atribuídos pela empresa.<br /> <br /> Inicialmente, cabe salientar que o sistema de controle de gestão numa empresa objetiva coordenar as decisões de planejamento e controle, orientar o comportamento dos colaboradores, melhorar as decisões em âmbito coletivo dentro da empresa, reunindo dados financeiros e não-financeiros explícitos em relatórios aos níveis hierárquicos mais elevados da organização.<br /> <br /> Dentre as características do controle de gestão são importantes: o direcionamento dos controles para os objetivos estabelecidos e a orientação para o futuro, no intuito de que não ocorram inconvenientes durante o sistema, adicionando-se a responsabilidade e a motivação que os colaboradores da organização devem impulsionar em prol da organização.<br /> <br /> Os sistemas de controle se apresentam na forma de controle estratégico, tendo foco voltado para fatores do ambiente externo da empresa (posicionamento da empresa no setor e sua possibilidade de competitividade) e na forma de controle gerencial, direcionando o foco para fatores internos da organização (identificação de pontos fracos/fortes e investigação sobre o nível comportamental dos colaboradores).<br /> <br /> Os sistemas de controles de resultados influenciam os colaboradores de uma empresa, pois controlam seus comportamentos, mantendo um controle eficaz sobre toda a organização, motivando-os substancialmente, fazendo com que almejem posições hierárquicas superiores às que já possuem. Nesse sentido, quanto aos elementos do controle de resultados aplicados diariamente podemos destacar:<br /> <br /> • Definição da dimensão do desempenho: fator crítico que indica e define as dimensões das estratégias que devem ser traçadas pela organização.<br /> • Mensuração do desempenho onde os colaboradores da empresa devem ser avaliados por medidas de desempenho financeiro (altos cargos) e por medidas de desempenho operacionais (cargos inferiores).<br /> • Estabelecimento de metas de desempenho específicas para cada avaliação a ser efetuada, onde os colaboradores comparam seus desempenhos com os pré-estabelecidos.<br /> • Determinação das recompensas e sanções onde a empresa deve motivar seu colaborador se houver êxito na meta estabelecida, bem como impor sanções, caso as metas de desempenho não obtenham o sucesso esperado pela organização.<br /> <br /> Vale ressaltar no entanto, que a eficácia do controle de resultados está associada ao conhecimento dos resultados esperados nas áreas a serem controladas, à possibilidade de quem está sendo controlado influenciar resultados de forma relevante e à capacidade de medir resultados controláveis, provocando comportamentos desejados dos colaboradores.<br /> <br /> Os controles pessoais ajudam a assegurar aos colaboradores que entendam a realização e a busca de algo mais do que lhes foi proposto e estabelecido pela empresa. Já os controles culturais visam estimular bons hábitos aos membros envolvidos na organização.<br /> <br /> Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, agregado a fatores humanos indispensáveis numa organização, surgiu o controle de gestão do conhecimento. Como conseqüência deste surgimento, desponta o ativo intangível (patentes, licenças, lealdade e fidelidade dos clientes, direitos de autoria), conquistado pela organização por suas capacidades e méritos durante seu tempo de atividade. Outro aspecto a ser analisado é o surgimento do capital humano, classificado em ativo invisível e subdividido em competência do colaborador e estrutura interna/externa.<br /> <br /> O conhecimento organizacional depende do nível de investimento em tecnologia que a organização está disposta em realizar, pois desta maneira os colaboradores se beneficiarão com um maior e melhor fluxo informações, o que desaguará numa distribuição eficaz na organização (gestão do conhecimento).<br /> <br /> A gestão do conhecimento tem por enfoque principal aumentar o desempenho humano e organizacional, através da disponibilidade do conhecimento de uma empresa por seus colaboradores.<br /> <br /> Mas não se esqueça que na prática diária, os ativos do conhecimento são difíceis de serem medidos, principalmente os intangíveis que são exclusivos de cada organização.<br /> <br /> Devido à dificuldade de mensurar ativos intangíveis, pode ser criado um sistema de avaliação de ativos, identificando sua finalidade e seu grupo de colaboradores. Assim sendo, cada ativo intangível deve ser agrupado, sendo posteriormente selecionados cinco focos como indicadores utilizados pela empresa, devendo-se considerar que todos os recursos organizacionais necessitam ser avaliados e todas as informações envolvendo a organização ser disponibilizadas freqüentemente para todos os colaboradores, a fim de que as suas decisões sejam sempre dotadas de eficiência, objetivando desta forma, o sucesso e o crescimento da empresa.<br /> <br /> Pense nisso, busque colocar em prática e uma produtiva semana!<br /> <br /> <u><strong>Rogério Cogo</strong></u> <em>é Coordenador e Professor do Curso de Administração da Faculdade Católica Dom Orione de Araguaína/TO. Mestre em Engenharia de Produção. Pós Graduado em Gestão Empresarial e em Didática e Metodologia do Ensino Superior. MBA em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil. Bacharel em Administração.</em><br /> <br /> <em><strong>Faça a sua pergunta ou questionamento sobre o tema apresentado: <span style="color: rgb(0, 0, 205);">rogeriocogo10@hotmail.com</span></strong></em></span></div>