Fim da cobrança abusiva!

Agora é lei: cobrança antecipada do IPVA na transferência de veículos é proibida no Tocantins

A Lei está publicada no DOE n° 6349, de 15 de junho de 2023.

Por Redação 1.443
Comentários (0)

16/06/2023 07h42 - Atualizado há 10 meses
Lei é de autoria do deputado Jorge Frederico

A partir de agora, em todo o estado do Tocantins, é proibida a cobrança antecipada do Imposto Sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), para casos de transferência de propriedade.

A Lei de n° 4.172 de 2023 é de autoria do deputado Jorge Frederico (Republicanos). Ele defende que o cidadão tenha o direito de escolher a data para pagamento, até o seu vencimento.

Antes da lei, para um veículo ser transferido, era necessário que o proprietário fizesse a quitação antecipada do IPVA.

Jorge Frederico comemorou a sanção da lei. “Se o prazo para pagamento do imposto ainda não venceu e a jurisdição do veículo permanecerá dentro do Estado do Tocantins, não há razão para que o contribuinte adiante o imposto, é isso que estamos comemorando, esta liberdade de escolha para o contribuinte. Uma luta histórica, que agora vai desburocratizar este comércio, porque essa prática era abusiva sobre os contribuintes”, afirmou Jorge Frederico.

A proibição disposta na lei não impede o pagamento adiantado do imposto, se for essa a vontade do contribuinte, e a proibição não se aplica para a transferência da jurisdição estadual (mudança de estado). A mudança também não onera o Estado, uma vez que o imposto continua sendo gerido pela Secretaria da Fazenda.

A publicação da Lei está disponível do Diário Oficial do Estado, edição n° 6349, publicado nesta quinta-feira, 15 de junho de 2023.

Nova lei foi publicada no Diário Oficial do Estado

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.