Araguaína

Aprovado projeto que proíbe corte de internet na véspera de fim de semana ou feriado

A regra busca equilibrar a relação entre consumidor e a empresa.

Por Redação 1.234
Comentários (0)

20/05/2021 14h51 - Atualizado há 3 anos
A população terá conhecimento de onde surgiu a referida lei

A Câmara de Araguaína aprovou um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a regular as relações de consumo relativas à suspensão do serviço de internet no âmbito municipal. A proposta foi votada na semana passada.

O objetivo do projeto é evitar a interrupção do fornecimento de internet em vésperas de feriado, nas sextas-feiras após o meio-dia, nos finais de semana (sábados e domingos) e nos feriados.

Conforme a proposta, a regra busca equilibrar a relação entre consumidor e a empresa fornecedora dos serviços de internet. A justificativa é que empresa realiza o corte durante o fim de semana, reduzindo a possibilidade de o consumidor resolver a questão imediatamente. Portanto, se o cliente está inadimplente, a empresa tem o direito de suspender o serviço, mas deve fazer isso nos dias em que a pessoa poderá regularizar a situação.

Além disso, nos finais de semana, as agências autorizadas ao recebimento de contas básicas e as próprias empresas fornecedoras do serviço prestado encontram-se fechadas. Nas vésperas dos feriados, o horário de expediente é reduzido, o que impede que o consumidor, ao constatar a efetiva suspensão do serviço, quite a dívida e regularize o problema imediatamente.

“Tendo em vista que o serviço de fornecimento de internet é considerado, entre outros, serviço essencial, segundo precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e de acordo com o Decreto Federal n° 10.282/2020, os consumidores, mesmo inadimplentes, devem ser preservados dos constrangimentos desnecessários, em virtude da interrupção deste serviço básico", disse o vereador Enoque Neto Rocha (PSL), autor do Projeto.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Wagner Rodrigues (SD).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.