Saúde

Vereador Claudiel questiona Secretaria de Saúde sobre falta de cadernetas de vacinação nas UBS

Cadernetas não estão sendo entregues há vários meses, segundo mães.

Por Márcia Costa | Conteúdo AF Notícias
Comentários (0)

12/04/2023 14h50 - Atualizado há 1 ano
Vereador Claudiel Santos quer uma explicação sobre as cadernetas de vacinação

O vereador Claudiel Santos (SD) cobrou explicações da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína sobre a falta de cadernetas de vacinação nas Unidades Básicas, que é um benefício assegurado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda na maternidade, os recém-nascidos recebem um folheto provisório das primeiras vacinas, porém, as mães são orientadas a buscar a caderneta nas unidades básicas de saúde durante o acompanhamento de rotina dos bebês.

A caderneta de vacinação traz orientações sobre os cuidados com a criança para que ela cresça e se desenvolva de forma saudável, além dos direitos e deveres da criança e dos pais, informações sobre aleitamento materno, alimentação complementar saudável, vacinas, saúde bucal e marcos do desenvolvimento.

De acordo com informações de algumas mães, o problema estaria ocorrendo há cerca de 10 meses.

“Algumas pessoas estão tendo que comprá-las em livrarias. É uma preocupação, pois tem famílias carentes que não tem condições de fazer a impressão ou de comprá-la. A caderneta é um documento de suma importância para o controle da vacinação e as informações que nela são contidas. Queremos saber o porquê de não estarem sendo entregues nas UBS e quando a situação será regularizada”, questionou Claudiel Santos.

O que diz a Prefeitura

Questionados a Prefeitura enviou a seguinte nota: "A Secretária da Saúde de Araguaína informa que a entrega da Caderneta de Vacinação é de responsabilidade do Ministério da Saúde e que tem buscado de forma constante uma nova remessa, mas ainda não obteve retorno do órgão federal.

Informa também que todas as crianças nascidas em Araguaína recebem as anotações vacinais em um cartão de vacinação provisório e os registros das aplicações são lançados no sistema PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), disponível no aplicativo do SUS (Sistema Único de Saúde)"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.