Procedimento foi realizado nesta quarta-feira e durou cerca de 2 horas.
O deputado estadual Elenil da Penha (MDB) passou por uma cirurgia ortopédica nesta quarta-feira (02/11), em Palmas, para colocação de prótese no fêmur direito. Em agosto deste ano, o parlamentar foi diagnosticado com osteonecrose da cabeça femoral bilateral.
A cirurgia estava marcada inicialmente para o dia 15 de outubro, mas foi adiada para o dia 2 de novembro.
De acordo com a assessoria do deputado, o procedimento durou cerca de duas horas e foi um sucesso. Elenil deve ser encaminhado para a enfermaria já nesta quinta (03/11). “O parlamentar agradece a todos pelo carinho e pelas orações”, destacou a assessoria.
A DOENÇA
Conforme os exames divulgados pelo parlamentar em agosto, ele estava com ostenonecrose da cabeça femoral, envolvendo 50% da superfície articular, com extenso edema ósseo e pequeno derrame articular no quadril direito.
A osteonecrose é um fenômeno no qual há a interrupção do fluxo de sangue para a cabeça do fêmur, levando a um processo de necrose óssea do local. Normalmente, atinge homens adultos jovens, entre 30 e 50 anos.
O tratamento consiste, na fase inicial do diagnóstico, na retirada completa ou parcial da carga da articulação. O paciente passa a andar com muletas para evitar que ocorra o colapso ósseo, ou seja, a deformidade da cabeça femoral gerando uma incongruência entre o osso da bacia e fêmur. Esta complicação é, infelizmente, frequente.
Alguns casos evoluem para o comprometimento da cartilagem da articulação e o tratamento cirúrgico pode ser necessário. Nestas situações, uma avaliação médica especializada é necessária, pois os procedimentos podem variar.