Cultura e tradição

Dulce Miranda prestigia festa de quase meio século em Cristalândia e da Colheita, em Peixe

Eventos foram em Cristalândia e Peixe, na região sul.

Por Redação | Conteúdo AF Notícias
Comentários (0)

23/05/2022 09h30 - Atualizado há 1 ano
Dulce Miranda participou de festas tradicionais em Cristalândia e Peixe.

A deputada federal Dulce Miranda (MDB) participou de duas festas tradicionais nos municípios de Cristalândia e Peixe, na região sul do estado. A primeira foi a  41ª edição Festa dos Velhos de Cristalândia, realizada no sábado (21); a segunda foi a 7ª Festa da Colheita da Lagoa do Romão, em Peixe, no domingo (22).

Dulce comentou sobre a importância desses eventos tão tradicionais e que fazem parte da cultura regional do estado. “Participar de um evento desse tamanho, onde a tradição se faz presente por 41 anos é uma honra para mim, ainda mais eu, que amo dançar e gosto de ver a interação entre os idosos e idosas que devem sim: estar envolvidos em atividades dedicadas a eles e elas”, comentou a deputado sobre a festa de Cristalândia. 

Para animar a Festa dos Velhos, cerca de 10 sanfoneiros fizeram o revezamento de suas apresentações até o dia amanhecer. Destaque especial para o músico Rosinha, este o primeiro a animar o baile nos anos 80. Antista do Acordeon também esteve presente para embalar os convidados.

FESTA DA COLHEITA

No domingo, Dulce Miranda foi até a cidade de Peixe para participar da Festa da Colheita da Lagoa do Romão. “Eu já participei de outras edições da Festa da Colheita e percebo o quanto a programação está cada vez maior, diversificada e com a participação expressiva dos populares”, observou a deputada.

Dulce comentou ainda as emendas parlamentares que destinou para a cidade de Peixe, mais de R$ 10 milhões, entre emendas pagas, empenhadas, especial e extra. 

O prefeito Augusto Cézar Pereira dos Santos falou sobre o compromisso da deputada com o município. “A presença da deputada aqui, é o reflexo desse comprometimento, e a senhora sempre nos atendeu, a mim e à minha equipe em vossa casa, seus escritórios em Palmas e ou Brasília sempre para ajudar a nossa querida Peixe”, agradeceu o gestor. 

A primeira edição do evento foi em 2014, sendo uma iniciativa do então Padre Marco Aurélio Silva e tinha como objetivo incutir na comunidade o senso e conceitos de espírito e união, bem como levantar fundos para construir e aumentar o salão da Paróquia da Igreja Nossa Senhora do Rosário, único santuário católico do lugar. 

Mas não eram só isso: a região da margem direita do Rio Tocantins é muito forte em grãos, e gostaríamos de trazer essa visibilidade ao local e mostrar o potencial produtivo e econômico de Lagoa do Romão”, observou, o presidente da Associação da Comissão Organizadora, Silvio de Farias Campos, que também é produtor. 

A Festa da Colheita teve início às 9h, com  uma missa sertaneja celebrada pelo padre Divino Maciel. Ao término, o pároco benzeu cerca de 50 veículos na porta da igreja, trazidos pelos produtores. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.