Câmara

Projeto de Gideon Soares cria data de incentivo ao aleitamento materno em Araguaína

Prefeitura poderá promover mobilizações com o objetivo de estimular o aleitamento materno.

Por Márcia Costa
Comentários (0)

01/11/2021 14h45 - Atualizado há 2 anos
Vereador e presidente da Câmara, Gideon Soares

Vereador e presidente da Câmara de Araguaína, Gideon Soares apresentou um projeto na Casa de Leis que cria o Dia Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno no município.

O leite materno é muito importante para o desenvolvimento das crianças até dois anos e deve ser exclusivo até os seis meses de vida, conforme orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

De acordo com o projeto, a data integrará o calendário de eventos do município de Araguaína e será celebrado, anualmente, no dia 1º de agosto.

“O Poder Público Municipal, através de seus órgãos, poderá promover mobilizações, eventos e ações com o objetivo de estimular o aleitamento materno, inclusive mediante parceria com outros órgãos públicos do Estado e da União, instituições e empresas privadas”, disse o vereador Gideon Soares.

A ação também busca fortalecer a doação para os bancos de leite, auxiliando as crianças que não puderam receber o leite de suas mães.

No Brasil, por exemplo, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH–BR) promove a distribuição de leite para recém-nascidos abaixo do peso e que estão internados em unidades neonatais.

Em Araguaína, a Maternidade Dom Orione possui o Banco de Leite Humano, que é um suporte para gestantes e puérperas. Por meio de atividades em grupo e visitas nos leitos, as mães recebem orientações sobre a importância e benefícios do leite materno para os recém-nascidos. Outra atividade fundamental do Banco de Leite é a coleta do leite materno daquelas mães que produzem mais do que seus filhos consomem. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.