Sancionada

Lei de Gideon Soares que combate preconceito contra pessoas com psoríase entra em vigor

Doença não é contagiosa, mas pacientes sofrem por causa da desinformação.

Por Redação
Comentários (0)

27/09/2022 08h03 - Atualizado há 1 ano
Gideon Soares é o autor da nova lei sancionada pelo prefeito

O município de Araguaína agora tem uma data dedicada à conscientização e combate ao preconceito contra pessoas com psoríase - uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas.

A data está prevista na nova lei sancionada e publicada no Diário Oficial do Município no dia 21 de setembro. A norma é autoria do vereador Gideon Soares, presidente da Câmara Municipal.

A lei chama a atenção para orientações sobre sinais, sintomas e tratamento, além de elucidar a sociedade a respeito das lesões inflamatórias na superfície da pele, que não são contagiosas, mas podem desencadear situações de constrangimento a quem as possui por causa do preconceito.

A data integrará o Calendário Oficial de Eventos do Município e será comemorada anualmente no dia 29 de agosto

O vereador destacou que para combater o preconceito contra pessoas com psoríase a população precisa se conscientizar e conhecer as características da doença. Tendo em vista que a discriminação afeta negativamente a qualidade de vida de pacientes.

“Quem convive com psoríase pode passar por situações desagradáveis por conta das lesões bastante visíveis, que tomam, às vezes, grande parte do corpo. É necessário reafirmar constantemente que a doença não é contagiosa e que os pacientes não representam risco”, reforçou.

_______________________

LEI MUNICIPAL Nº 3327, DE 21 DE SETEMBRO DE 2022.

Institui o Dia Municipal de Conscientização e Combate ao Preconceito contra Pessoas com Psoríase e o inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araguaína.

Art. 1º Fica instituído, no âmbito do Município de Araguaína, o Dia Municipal de Conscientização e Combate ao Preconceito contra Pessoas com Psoríase a ser celebrado, anualmente, no dia 29 de agosto.

Parágrafo único. A data a que se refere o caput deste artigo integrará o Calendário Oficial de Eventos do Município de Araguaína.

Art. 2º O Poder Público Municipal, por meio de seus órgãos, poderá promover mobilizações, eventos e outras ações com objetivo de estimular a conscientização e o combate ao preconceito contra pessoas com psoríase, inclusive mediante parceria com outros órgãos públicos do Estado e/ou da União, instituições e empresas privadas.

Art. 3º Caberá ao Poder Executivo Municipal expedir a regulamentação da presente Lei.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação oficial.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.