Novidade

Painel eletrônico na Câmara de Araguaína é um sonho materializado, diz Ferreirinha

Para ele, o painel representa modernização e mais transparência na Casa de Leis.

Por Raimunda Costa
Comentários (0)

17/12/2018 21h10 - Atualizado há 5 anos
Painel eletrônico é implantado na Câmara

A Câmara Municipal de Araguaína passou a contar com um moderno painel de votação instalado no plenário desde sexta-feira (14). O sistema eletrônico fará o gerenciamento de sessões plenárias e emitirá relatórios sobre as votações e presença dos vereadores, garantindo mais transparência.

O painel foi entregue pelo presidente da Câmara, vereador José Ferreira Barros Filho, mais conhecido como Ferreirinha, que destacou a concretização de um sonho.

"Eu já assisti algumas sessões no Senado e na Câmara, em Brasília, e em algumas Assembleias Legislativas, e eu via o painel. Então ficava sonhando ter aquela ferramenta aqui. A gente fica feliz, pois estamos materializando um sonho", disse Ferreirinha.

Antes do painel, Ferreirinha explicou como as votações aconteciam. "Aqui na Câmara ainda fazíamos como no tempo antigo: os favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem. O vereador tinha que se levantar para votar contrário, por exemplo. A partir de agora, não! Com esse painel os vereadores só vão colocar o dedo no leitor digital e apertar 'sim', 'não' ou abstenção”, explicou.

Conforme o presidente, o painel também vai registrar a frequência dos parlamentares. "O painel vai registrar a presença do vereador, quantos estão presentes e quantos ausentes. Se tem algum vereador licenciado. Durante as votações vai aparecer também a matéria que está sendo discutida", acrescentou o presidente.

Para ele, o painel representa modernização e mais transparência na Casa de Leis. "É uma modernização para a Casa de Leis. Araguaína é a segunda maior cidade do Tocantins. Eu acho que é mais que merecido que a nossa Câmara tenha feito a aquisição de um painel como esse. Quando a nova Casa for construída, ele será transferido para lá”, comemorou.

A empresa responsável pelo sistema foi contratada mediante licitação e já atende as Câmaras Municipais de Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Guaíba (RS), além das Assembleias Legislativas de Minas Gerais, Tocantins, Espírito Santo, Ceará e também o Senado Federal.

AVALIAÇÃO DA GESTÃO

Ferreirinha avaliou que sua gestão como presidente foi pautada na transparência, planejamento e legalidade. "Fizemos todas as nossas ações amparadas em parecer técnico-jurídico. Tudo foi feito com planejamento", enfatizou.

Ele também destacou as melhorias implantadas, a exemplo do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores do Poder Legislativo.

"Assim que assumi a Casa, dia 4 de setembro, os servidores efetivos pediram-me que os ajudassem na aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Imediatamente criei uma comissão e dei todos poderes para que elaborassem PCCS. Fiz um compromisso com os servidores que eu colocaria o plano em votação no dia 3 de dezembro e nesta data foi votado e aprovado. Um presente de natal que passa a valer a partir de abril. Tudo foi feito dentro da legalidade", contou o presidente, acrescentando a Câmara de Araguaína nunca teve um plano de carreira. 

Presidente da Câmara de Araguaína, vereador Ferreirinha (MDB)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.